Este sábado (21), quem estiver na praia de Ipanema está convidada a tirar o biquíni por uma causa. A partir das 10h da manhã, acontece o Toplessaço, evento criado por um grupo de mulheres no Rio para reivindicar o direito de tomar sol com os seios à mostra. O ato vem em resposta ao mais recente episódio de repressão à prática, quando três policiais abordaram a atriz Cristina Flores em novembro, enquanto ela fazia uma sessão de fotos sem camisa.
A legislação brasileira não proíbe o topless, mas sim o “ato obsceno em local público”. Na prática, a interpretação fica a critério dos policiais, que nos últimos anos têm abordado as banhistas e pedindo que se cubram. É uma atitude menos truculenta que a tomada em 2000, quando 20 oficiais abordaram a carioca Rosimeri Costa na Praia do Recreio e a levaram à delegacia.
O verão está apenas começando e a Marie Claire não quer ver o cerco se fechar novamente às mulheres que fazem topless. A interpretação de que o ato é obsceno é ultrapassada e, por isso, a iniciativa deste sábado é mais que bem-vinda. Empolgou? Não esqueça o filtro solar!