Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Crossfit: conheça a atividade que modela o corpo e acaba de vez com os quilos extras

$
0
0
CROSSFIT É A ATIVIDADE DO MOMENTO (Foto: BLAUBLUT)

Corrida, remo, agachamento, salto, escalada com corda, barras fixas: o CrossFit é tudo isso e muito mais! A modalidade que não para de ganhar adeptos pelo mundo (aqui no Brasil, várias academias já adotaram) une movimentos da ginástica, levantamento de peso e atletismo para melhorar o condicionamento físico, o tônus muscular e a força. “O corpo fica preparado para qualquer tipo de situação, desde carregar uma sacola pesada até participar de uma maratona. Perda de peso e definição são alguns dos benefícios”, diz Joel Fridman, coordenador do centro de treinamento CrossFit Brasil, em São Paulo. E não pense que para entrar para o clube é preciso ter fôlego de atleta olímpico. Desde que feito com acompanhamento, o CrossFit não tem contraindicações. “Os treinos são flexíveis e adaptáveis, inclusive para pessoas com problemas de coluna e outras limitações. O importante é cumprir a missão rapidamente ou aumentar o número de movimentos em determinado tempo”, diz Luiz Mello, coordenador da CrossFit BH, em Minas Gerais.

PARA DAR O START
Apesar de ter chegado ao Brasil em meados de 2009, só agora o CrossFit passou a ganhar popularidade e alcançar as grandes academias. Além dos 50 ginásios credenciados por todo o país, recentemente a Reebok de São Paulo inaugurou salas para a prática esportiva. Já a Bodytech acaba de lançar a “20 minutos workout”, aula baseada no mesmo conceito do CrossFit, com movimentos de curta duração e alta intensidade: “O aluno realiza quatro exercícios diferentes combinados, usando apenas o peso do próprio corpo. A série é repetida durante uns 20 minutos, com breves intervalos”, explica Dudu Netto, diretor técnico da Bodytech. De acordo com ele, é possível eliminar até 300 calorias durante o treino, mas os benefícios vão além. “Com o desgaste do corpo, o metabolismo fica acelerado e a condição física melhora muito”, completa.

ADEUS, MUSCULAÇÃO
Se na academia, aparelhos como legpress e peck deck trabalham os músculos de forma isolada, o Crossfit requisita o corpo todo intensamente. Por isso, é recomendável excluir a musculação da rotina para evitar lesões. “Os treinos são conflitantes. Outras atividades aeróbicas, como corrida, estão liberadas”, diz Joel Fridman.

PREPARE-SE PARA SUAR!
O treino tem duração de aproximadamente uma hora e é dividido em aquecimento, aprimoramento da técnica, WOD (workout of day ou, em português, treino do dia) e alongamento. Após esquentar o corpo com sessões de pega-pega, corrida ou simulação de levantamento de peso, movimentos de alta intensidade são aperfeiçoados durante o WOD. É nessa hora que o circuito começa para valer. O aluno executa exercícios funcionais variados, com acessórios como argolas, cordas, kettle-bell (bola de ferro com alça) e até barris e pneus. Resultado? Força, resistência, equilíbrio, velocidade e flexibilidade são as capacidades aperfeiçoadas. “Mais importante do que acrescentar cargas, é realizar o movimento com o máximo de vigor”, afirma o professor Joel Fridman, de São Paulo.

FIM DA MONOTONIA
Com programas que mudam a cada semana, o CrossFit vai na contramão das aulas aeróbicas das academias. “Não existe rotina. O mix de exercícios, os intervalos e as repetições nunca são iguais. “E, quanto mais variado é o treino, melhor o corpo é preparado para enfrentar as diferentes atividades do dia a dia”, diz o professor Luiz Mello, da CrossFit BH, em Minas Gerais. Segundo ele, essa diversidade impede o cálculo da queima de calorias por aula. “Depende muito da aula. Não há como ter uma média”, explica.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965