Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Marcio Atalla ensina dicas práticas para não desistir dos exercícios físicos no inverno

$
0
0
SUBIR ESCADAS É UM ÓTIMO EXERCÍCIO PARA SE FAZER NO INVERNO, QUANDO A PREGUIÇA DE IR À ACADEMIA SURGE (Foto: Thinkstock)

Seguir se exercitando com a chegada do inverno é tarefa árdua. Mas de acordo com Marcio Atalla, preparador físico e apresentador do quadro “Medida Certa”, do Fantástico, algumas dicas práticas podem ajudar na manutenção da boa forma, mesmo quando a preguiça fala mais alto e a ida à academia é trocada por uma horinha extra de sono.

Evitar sair de casa, passar muito tempo no escritório, se entregar ao doce... Nada disso funciona mais como boicote à prática de atividade física nos dias frios. Siga as dicas do especialista e comece agora o seu projeto verão...

PROGRAME-SE E MANTENHA A REGULARIDADE!
Segundo Atalla, organizar a semana é a regra-chave para não ser vencido pelo desânimo ou por qualquer imprevisto de pouca importância. “Quando não existe programação, muito provavelmente você vai dispensar a corrida para ficar meia hora a mais na cama em um dia chuvoso. Com isso, se perde regularidade e, consequentemente, resultados”, conta ele. “E quando alguém perde resultados, ela abandona.”

CONVIDE UM AMIGO OU AMIGA
Envolver alguém na programação diária é um ótimo recurso para não se deixar abater pela preguiça e manter o estímulo em alta. “Um dia você está desanimada, mas a outra pessoa está empolgada. Isso é importante para ter estímulo”, explica o especialista.

PREPARE-SE PARA ALCANÇAR MELHORES RESULTADOS
A máxima de que o metabolismo aumenta no inverno é totalmente verídica. Isso se dá para que a temperatura do corpo seja mantida por volta dos 36,5°C. Logo, o gasto calórico também cresce. “Então, se a pessoa tiver disciplina e seguir uma boa alimentação, ela pode ter grandes resultados nesta época”, conta Atalla.

O preparador físico acrescenta ainda que exercícios ao ar livre podem ser potencializados na estação mais fria. “Se alguém que costumava correr a 22 ou 23°C e passa a correr a 10°C, obviamente a queima calórica se torna maior. Sempre que entramos em um ambiente frio, isso acontece. Por isso que atividades físicas realizadas na água proporcionam uma queima maior.”

MARCIO ATALLA NÃO RECRIMINA O CONSUMO DE DOCES NO INVERNO E AINDA REVELA QUE PODE SER BENÉFICO (Foto: Divulgação)



O DOCE ESTÁ LIBERADO!
A boa notícia do inverno – talvez a melhor delas – é que a ingestão de doces é permitida e pode até ajudar na prática de exercícios. Só fique atenta ao melhor horário para ingeri-los, que deve ser antes ou logo após da atividade física. “Antes, ele pode garantir mais energia para a prática e ainda pode ser gasto rapidamente pelo metabolismo acelerado. E depois, o doce aumenta os níveis de insulina, que estimula os hormônios precursores da massa muscular.”

VÁ DE ESCADA!
Tem faltado na academia? Inserir práticas saudáveis na rotina do dia a dia é um ótimo negócio para compensar as faltas. Atalla é entusiasta da troca do elevador pelas escadas. “Trata-se de uma atividade física de alta intensidade, que aumenta a frequência cardíaca e estimula o trabalho muscular. E mais: o metabolismo continua alto mesmo depois da prática”, explica ele.

O especialista lembra ainda que 12 andares, com mais ou menos 20 degraus, equivale a 30 minutos de caminhada leve. A diferença é que a subida demora apenas três ou quatro minutos e pode ser realizada de maneira fragmentada ao longo do dia. “Se a pessoa trabalha no quinto andar, ela pode repetir a subida cinco vezes e o efeito é maravilhoso”, garante ele.

NO ESCRITÓRIO
Caminhar pelo espaço de trabalho parece pouco, mas pode fazer uma baita diferença. “Realizar caminhadas de seis minutos a cada uma hora é extremamente eficiente quando se trata de gasto calórico. Depois de seis vezes, a pessoa vai ter acumulado 36 minutos”, diz Atalla. “Acumular passos também é interessante. O aconselhado é somar cerca de 1.000 por dia.”

USE ITENS DO DIA A DIA
Exercícios localizados também podem ser realizados dentro de casa ou do escritório. “Dá para usar uma cadeira para fazer agachamento usando o peso do próprio corpo. Faça três séries de 10 – basta sentar e levantar repetidas vezes”, ensina o preparador físico. “Vai tomar banho? Use a pia do banheiro como apoio para exercícios de braço e peito.”

O que falta, segundo ele, é programação. “Quando isso vira um hábito, nem é preciso mais ir à academia.”

FAÇA TREINOS MODERADOS À NOITE
Se acordar cedo ficou ainda mais complicado, tente frequentar a academia pela noite, depois do trabalho. “Isso vale para quem não tem dificuldade para dormir. A dica é evitar treinos muito intensos duas horas antes de ir para a cama. Então, opte pelos moderados.”

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965