CABELOS
Sam Mcknight, inglês
Com 30 anos de carreira, o cabeleireiro tem um currículo e tanto. Quem hoje vê os presos ousados nos desfiles da Chanel e os fios ultrassexy das coleções de TomFord criados por ele não imagina que as mesmas mãos cuidaram por muito tempo dos cabelos da princesa Diana. McKnight também assinou centenas de editoriais com supermodelos nos anos 90 e é responsável pelo corte à la David Bowie da atriz Tilda Swinton. É, ainda, consultor da L’Oréal Professionnel.
Como usar produtos de styling de forma simples? Maria Clara Póvia, editora de beleza de Marie Claire
SM: O coque tradicional fica mais moderno quando você aplica um spray para bagunçar os fios. O mesmo vale para rabos de cavalo e até cabelos soltos: é só borrifar, espalhar com os dedos e está pronto. As pessoas têm receio de usar os produtos de styling (sprays, pós, pomadas), mas eles estão mais leves e maleáveis.
Quais os produtos que fazem a diferença? Mariana Di Pilla, editora de moda de Marie Claire
SM: O spray texturizador com toque seco é ótimo para ter na bolsa ou na mesa de trabalho para deixar um ar sexy. Quem sofre com o frizz deve trocar o spray por um óleo finalizador.
No que você aposta para as próximas estações? Jade Ribeiro, de Santos (SP)
SM: Cabelos para cima! Nos desfiles mais recentes de Chanel e Fendi, fiz muitos coques, e de todos os jeitos. Abuse das texturas, adicione uma trança, mude a risca da divisão, deixe com frizz.
MAKE
Charlot te Tilbury, inglesa
Popular na indústria fashion há 20 anos, a maquiadora Charlotte tem como fãs Kate Moss e Rihanna e assina campanhas de Tom Ford e Stella McCartney. Penélope Cruz e Jennifer Lopez também recrutam seus trabalhos para o red carpet. Em2013, lançou uma marca própria de maquiagem e cuidados faciais.
Qual o diferencial de um bom make? Fernanda Leão, de São Paulo (SP)
CT: Pele radiante e looks que destaquemos olhos.
Como achar o tom certo da base? Rosangela Conceição, de Boituva (SP)
CT: A primeira dica é testar o produto na luz natural porque é ela que vai desvendar o tom de sua pele. Para testar, aplique a base na linha da mandíbula, espalhando em direção ao pescoço. A cor certa deve se fundir ao rosto. Se você tiver manchas, o melhor é usar um tom de base mais escuro e espalhá-lo onde não houver as marcas.
Como transformar o make do dia em look noturno? Stella Justo, de São Paulo (SP)
CT: O lápis marrom é indispensável. O traço que você usou durante o dia pode ser esfumado para a noite. Adicione uma sombra do mesmo tom para dar profundidade. Se quiser algo mais intenso, faça o mesmo, mas troque o marrom pelo preto.