Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Óleo de coco ou azeite? Atum ou salmão? Veja quem se dá melhor na batalha dos alimentos saudáveis

$
0
0

Azeite, óleo de coco, tofu, salmão, atum... Todos são alimentos ricos em nutrientes e aliados de quem quer adotar uma dieta saudável, mas quais entre eles são os mais saudáveis? Para ajudar na escolha, o site Byrdie chamou a nutricionista Elissa Goodman, que cuida da alimentação de várias celebridades, e pediu para ela compará-los. Veja o resultado!

Leite de amêndoas ou de soja?

 

Leite de amêndoas, segundo nutricionista, fornece mais cálcio, vitaminas A, D e E (Foto: Think Stock)


Campeão: Leite de amêndoas

Para esta dupla, Elissa afirma que depende do que você está procurando. “Em comparação com o leite de soja, o de amêndoas tem menos calorias e, diferente do concorrente, não tem gordura saturada”, diz. Um copo de leite de amêndoa, diz a nutricionista, fornece mais cálcio, vitaminas A, D e E. A nutricionista lembra ainda que, embora o leite de soja contenha mais proteína, o grão é um dos que mais é produzido a partir e sementes geneticamente modificadas, apontadas como a causa de vários problemas de saúde.

Couve ou espinafre?
A couve leva uma pequena vantagem em relação ao espinafre (Foto: Think Stock)



Campeão: Couve, por uma pequena vantage

Tanto o couve quanto o espinafre são ótimas escolhas, esclarece Elissa. “Embora a couve leve uma ligeira vantagem, isso não deve impedir você de consumir espinafre também”, diz. O couve fornece mais vitaminas K, A, C e fibras, além de alta concentração de dois importantes antioxidantes: flavonóides e carotenóides. “Mas uma vez que o espinafre também fornece altas doses de ferro e magnésio, que tal misturar os dois no suco verde ou salada?”, questiona.

Óleo de coco ou azeite?

 

Óleo de coco ou azeite? Na dúvida, prefira os dois (Foto: Think Stock)



Campeão: Temos um empate

Ambos são benéficos à saúde, por isso a nutricionista aponta um empate. Em termos de calorias, ela diz que é praticamente a mesma quantidade. Nenhum dos dois contém colesterol ruim ou gordura trans. “Como a maioria das pessoas usa óleos para cozinhar, é crucial que se entenda que o aquecimento prejudica as qualidades dos óleos. Isso está diretamente ligado ao aumento dos radicais livres, com danos às nossas células”, lembra Elissa. Dito isto, o óleo de coco é o menos suscetível aos danos causados pelo aquecimento. “Quando não for usado para cozinhar, como na salada, o azeite é a melhor escolha”, complementa.

Ovo branco ou vermelho?

 

“Consumir só ovos brancos significa ingerir menos vitaminas do complexo B, D e ferro”, diz nutricionista (Foto: Think Stock)



Campeão: Ovo vermelho

“O ovo vermelho vence o branco especificamente quando a gema é mole (cozinhar demais o ovo diminui seus benefícios nutricionais)”, diz a nutricionista. O branco, ela esclarece, contém as mesmas calorias, colesterol ou gordura. Por outro lado, ela diz, “consumir só ovos brancos significa ingerir menos vitaminas do complexo B, D e ferro”. Elissa aproveita para esclarecer sobre uma preocupação recorrente em consumir as gemas dos ovos, ricas em colesterol. “Nosso corpo naturalmente produz colesterol. Quando você consome mais colesterol em sua dieta, o corpo compensa produzindo menos”, diz.

Atum, sardinha ou salmão?



 

Salmão vence a disputa entre os peixes mais nutritivos, mas tem que ser fresco (Foto: Think Stock)

Campeão: Salmão

Embora os três peixes sejam ótimas fontes de proteína magra e ômega 3, o atum tende a conter altas concentrações de mercúrio, diz a especialista. Entre a sardinha e o salmão, o segundo leva vantagem em fornecer mais vitaminas do complexo B e D. Elissa observa que a opção mais saudável é o salmão fresco, já que a versão enlatada expõe o peixe a altas concentrações de antibióticos, diminuindo a quantidade de proteína, ômega 3 e 6 e aumentando a gordura.

Tofu ou tempeh?



 

Em comparação ao tofu, no tempeh a soja é mais preservada, aumentando a concentração de proteina, fibras e vitaminas (Foto: Think Stock)

Campeão: Tempeh

Embora ambos sejam derivados da soja, a nutricionista diz que a medalha vai para o tempeh por ser produzido de maneira mais simples e se beneficiar do processo de fermentação. “Comidas fermentadas melhoram a digestão. Em comparação com o tofu, no tempeh a soja é mais preservada, aumentando a concentração de proteina, fibras e vitaminas. E, mais uma vez, ela lembra: “Se puder, escolha alimentos de origem orgânica para evitar a soja geneticamente modificada.”


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965