Estilo próprio é sinônimo de autoconhecimento e, claro, de ouvir bons conselhos de moda. Por isso, nada melhor do que conferir o que o time de fashionistas, que anda roubando a cena da atualidade, tem a dizer sobre o assunto. Confira os seus principais segredos fashion, adote e arrase nas produções.
COSTANZA PASCOLATO
“Sou craque em usar tudo o que é vintage e bom. E atualizar com uma bobagem, um acessório.”
Ela tem cadeira cativa em todos os desfiles nacionais e é referência absoluta de estilo e comportamento entre as fashionistas brasileiras. Dona de um estilo elegante, que vem de berço, e marcado por looks atemporais, Costanza esbanja sofisticação. Peças vintage não podem faltar no seu guarda-roupa e, na hora de arrematar uma produção de maneira luxuosa, um acessório é indispensável - vale maxibrincos, maxicolar, lenços, braceletes e aneis.
INÈS DE LA FRESSANGE
“Se você ama uma peça, compre mais de uma.”
A ex-modelo e autora do livro “A Parisiense” carrega o estilo típico das mulheres nascidas na cidade luz: elegante sem esforço. Por isso, não dispensa os clássicos, é fã de azul marinho e ainda carrega um segredinho só seu: comprar o mesmo item em diversas cores. Afinal, se caiu bem, não há motivo para não adquirir mais de um e incluí-lo tanto em produções diurnas, quanto noturnas. Na foto, os slippers e as flats fazem valer o conselho fashion da francesa.
JENNA LYONS
“Para mim, estampa de oncinha é neutra.”
A diretora criativa da J. Crew também costuma atrair todos os holofotes quando aparece em primeira fila de desfile ou circulando pelas principais capitais da moda. Jenna sabe muito bem misturar referências femininas e masculinas em um mesmo look e ainda levantar uma produção neutra com uma pitada de animal print. Não à toa, a frase dita por ela sobre estampa de oncinha virou marca registrada e é reproduzida com frequência por fashionistas. O print costuma aparecer em clutches, sapatos ou até mesmo em um casaco statement. E para quem quiser fugir do óbvio, a dica de Jenna é investir no mix com listras ou padrões geométricos.
EMMANUELLE ALT
“Vou parar de usar preto quando inventarem uma cor mais escura.”
Uma das francesas mais perseguidas pelos fotógrafos de street style durante as semanas de moda internacionais é, sem dúvida, Emmanuelle Alt. Looks all black são sua marca registrada. A variedade fica por conta dos shapes e texturas das peças - jaquetas de couro, blazer, jeans, alfaiataria, trench coat. Dessa forma, errar se torna impossível. Na dúvida, vá de preto!
DIANE VON FURSTENBERG
“Escolha uma moda que te faça feliz. Sempre escolha estilos que acentuem a sua personalidade. Não use a moda para experimentar ou projetar uma pessoa diferente. Autenticidade é a chave.”
Uma das estilistas mais respeitadas do momento e criadora do wrap dress - o famoso vestido envelope, que surgiu em 1974 - Diane sabe muito bem valorizar a silhueta feminina e exaltar a beleza real de cada mulher. Segundo ela, o segredo de um bom look é apostar na autenticidade e exaltar a personalidade. Por isso, ela que está sempre alegre - já subiu nas passarelas de seus desfiles cantando e dançando - não dispensa estampas coloridas e brilho. O resultado é sempre poderoso!
IRIS APFEL
“Minha mãe dizia que se você comprar alguns looks que tenham um bom corte e investir seu dinheiro em acessórios, é possível criar milhões de looks diferentes. Eu achei valioso. Acho que a joia pode mudar uma roupa mais do que qualquer outra coisa.”
Aos 93 anos, Iris Apfel é sem dúvida nenhuma um dos maiores icônes fashion do momento. Obviedade, monotonia e discrição passam longe de seu vocabulário fashion. Para ela, ousar e abusar dos acessórios é o segredo-chave de um bom look. Em suas produções, menos nunca é mais. Maxicolares, pulseirismo, pelos e maxi óculos se tornaram suas escolhas mais “básicas” e hoje ela é referência absoluta de quem adora ser autêntica e sempre notada.
CARINE ROITFELD
“Moda tem a ver com extravagância, e todo mundo precisa de um pouquinho disso.”
Fã de uma extravagância sutil, Carine sabe, por exemplo, dar um upgrade poderoso ao look preto aparentemente básico com um cinto que lembra uma armadura. Fazem crescer a lista de aposta certeiras os longos brilhantes, casacos de pelo amarrado na cintura, animal print, alfaiataria misturada a transparências ultrasexies. O segredo está em acrescentar um toque inusitado a qualquer produção.
CARA DELEVINGNE
“Conforto é o segredo para mim, já que passo a maior parte do tempo fazendo coisas desconfortáveis. Então, adoro tênis e rasteiras.”
Desde quando os tênis sairam da academia e ganharam as ruas como acessório de moda, a modelo queridinha de Karl Lagerfeld passou a investir com frequência na hora de arrematar tanto vestidos quando looks de alfaiataria. Segundo ela, conforto é a palavra-chave na hora de definir o seu estilo. E o resultado é sempre inspirador... Experimente!
ANNA DELLO RUSSO
“Vista roupas para a noite de dia. Isso é inesperado.”
Chocar é sempre o objetivo de Anna Dello Russo, que não dispensa um maxicasaco poderoso ou acessórios de cabeça extravagantes. Na hora de se vestir, ela dispensa adaptações dos looks de passarela, veste do jeitinho que foi apresentado e ousa sem receios. A dica aqui é não se importar com a opinião alheia e fazer da moda uma forma de expressão sem regras. Arrique mais!
OLIVIA PALERMO
“Se eu fosse escolher itens indispensáveis para o meu closet seriam um incrível par de salto alto, um relógio clássico e chique, e um blazer impecável.”
Referência das mais jovens, a blogueira e socialite americana tem um dos guarda-roupas mais desejados do momento. Ela mistura peças de grifes com alguns achados de lojas de departamento de maneira luxuosa e, claro, ultra fashionista. Mas apesar de se render com frequência às tendências, ela garante que alguns clássicos são insispensáveis - blazer, relógio e salto alto. Assim, é impossível se tornar uma vítima da moda e desfilar por ai com looks caricatos ou datados.