Uma repórter de esportes americana respondeu aos comentários sexistas de dois colegas que se referiram aos seus “seios gigantes” em troca de mensagens no Twitter. Aiyana Cristal, repórter do canal Comcast Sports Network, de Chicago, também usou usa conta na rede social para criticar a atitude dos colegas e dizer que eles devem ser responsabilizados.
O caso teve inicio na semana passada, quando Ayiana cobria uma partida de basquete do Chicago Bulls, segundo o Daily Mail. Pelo Twitter, Dan Bernstein e Matt Spiegel, que também comandam atrações esportivas, trocaram mensagens criticando o trabalho e comentando sobre os seios da repórter.
“Ayiana Cristal me deixa sem graça. Sei o quanto ela se esforça e só posso torcer para ela terminar esse trabalho bem”, escreveu, primeiro, Spiegel. Bernstein, então, respondeu: “Eu não tenho interesse em acompanhar o trabalho dela, mas gosto dos seios gigantes”. “Eu fico desconcentrado por eles, mas a falta de jeito dela é um crime”, escreveu Spiegel. “É um pensamento complicado. Desempacotar isso está alem das minhas forças”, postou Bernstein.
As mensagens da dupla, é claro, chamaram a atenção de outros usuários da rede social, que criticaram a atitude dos dois. Um usuário considerou a troca de mensagens “apelativa”, enquanto outra postou: “Isso é machista pra caramba”.
Em uma longa mensagem, a repórter respondeu aos colegas. “Muitas mulheres têm feito progresso no esporte, mas ainda temos um longo caminho a percorrer”, postou Ayiana, que considerou a troca de mensagens “ignorante” e disse que o incidente serve “como um exemplo grosseiro do que as mulheres enfrentam diariamente para ser tratadas igualmente”.
“Assédio sexual nunca deve ser aceitável e nos jornalistas deveríamos dar o exemplo quando utilizamos ferramentas que atingem as massas. Todos nos devíamos ser responsabilizados por nossas ações”, escreveu.
Os dois apresentadores posteriormente apagaram a troca de mensagens e pediram desculpas. “Eu perdi a oportunidade de manter meu ponto de vista de maneira respeitosa. Peço desculpas por isso e se ofendi Aiyana e outras pessoas”, escreveu Spiegel, explicando que sua intenção inicial era criticar a cobertura da colega.
Apesar te ter apagado seus comentários, Bernstein não publicou uma mensagem de desculpas e alguns usuários do Twitter escreveram usando o endereço do canal The Score pedindo a demissão do apresentador.