Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Apresentadora do GNT Bel Lobo entrega nove dicas para dar nova cara à casa sem gastar muito

$
0
0
BEL LOBO ENTREGA SUAS DICAS MAIS SIMPLES E INFALÍVEIS (Foto: Reprodução Pinterest/Divulgação)

Assim como o guarda-roupa, a casa é reflexo direto da nossa personalidade. E assim como a gente muda periodicamente, os ambientes também pedem uma repaginada. Para isso, Marie Claire consultou Bel Lobo, apresentadora do GNT, para descobrir como dar cara nova à casa sem gastar muito.

1. MUDE OS MÓVEIS DE LUGAR
“Assim como a gente muda, os lugares também mudam”, conta Bel. E por que não começar pelo reposicionamento do mobiliário? “Isso já é capaz de dá uma cara nova imediata. Mas se quiser ir além, troque objetos de ambientes distintos. Às vezes, um móvel do quarto pode ficar muito bacana na sala.

VOCÊ NÃO PRECISA, NECESSARIAMENTE, COBRIR A PAREDE POR INTEIRO (Foto: Reprodução Pinterest)



2. PINTE A PAREDE DE UM JEITO INUSITADO
Quer fugir da pintura homogênea? A expert sugere decorar as paredes com figuras geométricas, que podem fazer as vezes de quadro. “Eu já cheguei a pintar em uma parede apenas um quadrado, que acabava invadindo a porta, como se não tivesse limite determinado. A figura pode ainda dobrar as quinas, como se fosse uma ‘lambida’ geométrica. O ambiente vira outro”, diz.

3. MEXA NA LUZ
Segundo Bel, aqui, a mudança faz toda a diferença. “Experimente colocar um abajur no chão, acrescentar uma luminária em algum cantinho ou então mudar a iluminação do teto - troque a geral por uma mais focada usando um trilho de luz que permite a disposição de vários pontos”, ensina.

PAPEL DE PAREDE É UM ÓTIMO ALIADO (Foto: Reprodução Pinterest)



4. LANCE MÃO DO PAPEL DE PAREDE
Neste caso, o que está em jogo é a praticidade. “Quando o que se quer é dar uma alegria, criar um novo contexto, o papel de parede é imprescindível. E na hora de usar, vale a mesma dica da pintura”, lembra Bel. “Você não precisa, necessariamente, cobrir a parede inteira com ele. Você pode, simplesmente, fazer um retângulo, usando como um objeto mesmo.

5. NÃO HESITE EM PASSAR POR CIMA DOS AZULEJOS
Quando a intenção é propor uma nova cara ao banheiro, cobrir os azulejos não é um problema, garante Bel. Por conta de toda a instalação hidráulica que este ambiente possui, existem algumas limitações na hora de mudá-lo. Mexer na aparência das paredes é, então, a transformação mais aconselhada. “Troque alguns azulejos por outros diferentes a fim de criar um desenho legal, pinte sem receios, e cubra-os com papel de parede caso ele não pegue tanto vapor”, explica Bel. “Um espelho bacana, cabideiro legal e nova iluminação dão o toque final com muito estilo.”

O BRANCO PODE CLAREAR TODO O AMBIENTE COM POUCA INCIDÊNCIA DE LUZ NATURAL (Foto: Reprodução Pinterest)



6. PENSE MUITO BEM NAS CORES
Além de considerar o gosto pessoal, Bel lembra que é importante pensar em algumas regrinhas simples na hora de definir o tom ideal. “Se o ambiente recebe pouca incidência de luz natural, é bom escolher uma cor mais clara. Mas também vale pensar que tudo pode ser dosado com luz artificial”, conta. “Durante muito tempo, eu fui fã do cinza, porque considerava uma ‘não cor’ – amarrava tudo o que eu queria. Agora, estou muito voltada aos brancos. É uma questão de espírito também.”

7. APOSTE NOS CONTRASTES
Para deixar a casa com uma aparência verdadeira, misturar objetos vintage com outros mais modernos é passo importantíssimo. “A casa é nosso espelho, reflete nossas memórias. Por isso, reúna detalhes que fizeram parte de várias fases da sua vida.” Apenas fuja dos excessos. A ideia de viver uma vida mais simples, mais leve, tem influenciado também a decoração.

A MARCENARIA E ELETRODOMÉSTICOS ANTIGOS PODEM DAR CARA NOVA AO AMBIENTE (Foto: Reprodução Pinterest)



8. ATENÇÃO À MARCENARIA
Avessa às tendências, Bel não gosta de se guiar por modismos. Porém, garante que alguns detalhes estão ultrapassados. “Fazer uma casa tão pronta é um exemplo”, revela. Segundo ela, a marcenaria pode ajudar bastante a dar uma cara nova à casa, mas deve ser simples, como um grande balcão ou um pequeno armário feito sob medida. “Agora, jamais faça a casa inteira de marcenaria. O resultado é impessoal. Cada dia mais, as pessoas estão colocando em suas casas objetos que carregam um teor emocional, um móvel que conte uma história. As casas completamente prontas ficaram nas décadas de 80 e 90.”

9. DÊ FUNÇÃO DECORATIVA A OBJETOS FUNCIONAIS
Objetos portáteis antigos ou eletrodomésticos vintage, que já não podem mais ser reformados, ficam ótimos como peça decorativa. “Geladeiras antigas, por exemplo, podem se transformar em um armário incrível”, sugere a arquiteta. Vale ainda fazer prateleira com escada, juntar várias luminárias inutilizáveis em uma pequena instalação... Use a imaginação!

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965