Depois de dar à luz Helena, sua terceira filha do casamento com o apresentador Rodrigo Faro, Vera Viel se viu com 90 kg e decidiu que era hora de mudar. A apresentadora e ex-modelo, que também é mãe de Maria e Clara, fez uma dieta rigorosa pela primeira vez, entrou na academia e aderiu às massagens modeladoras. Aos 39 anos, ela está com 60 kg e vivendo sua melhor fase.
Marie Claire: Na sua terceira gravidez, você chegou a pesar 90 kg e depois eliminou o peso rapidamente. Como foi esse processo?
Vera Viel: Foram três gestações e eu engordei 27 kg em cada uma. Por isso que as pessoas ficam pasmas ao ver que eu estou com a barriga sequinha sem ter feito uma cirurgia. Tem muito a ver com a genética e depois de dar à luz eu corri atrás do prejuízo. Quando eu engravidei da Helena, eu já estava acima do meu peso (65 kg com 1,73 m), fui engordando e no final da gestação estava com 90 kg. Não me privava de nada, tinha muita fome e não malhava. Em uma das gestações, cheguei a comer 12 coxinhas em um dia. Eu me vi gorda e queria voltar a trabalhar. Resolvi procurar ajuda e fui a um endocrinologista.
MC: Os quilos a mais afetavam sua autoestima?
VV: Sim, eu saí da maternidade com 10 kg a menos, mas o resto do peso ficou muito difícil de perder. Nas outras gestações eu demorei um ano pra voltar para o peso normal. Na última, queria que fosse mais rápido. Dá uma ‘deprê’, você se vê enorme e usa roupas de grávida ainda porque as suas não entram. Eu estava triste e queria fazer alguma coisa pra mudar isso.
MC: O que fez para emagrecer e em quanto tempo eliminou os 30 kg?
VV: Fui ao médico e fiz uma dieta rigorosa pela primeira vez por seis meses, a da proteína. A cada semana eu perdi de 1 a 2 kg. Eu não malhava, ele não me aconselhou porque era um regime muito rigoroso e eu poderia ficar fraca. Eu só comia proteína e folhas verdes, nem frutas eram permitidas. Por isso que teve essa perda de peso rápida. Após a gravidez da Helena, eu aprendi a gostar de academia porque eu não fazia e não gostava. Peguei gosto pelo treino funcional. Eu tenho uma personal trainer e o Rodrigo montou uma academia em casa. Faço 3 vezes por semana. Também tenho uma esteticista, a Flavia Medeiros, que vem em casa e faz uma massagem milagrosa, chamada Magic Touch Detox. Você perde de 500 g a 1 kg por sessão. Faço de 2 a 3 vezes por semana.
MC: Você mantém a linha na dieta, mas já contou que de vez quando come o aquilo que tem vontade. Tem momentos que enfia o pé na jaca?
VV: Eu como porque sei que depois vou malhar. Se eu tiver que fazer mais exercício aeróbico pra perder, eu vou fazer, mas eu não vou deixar de comer o que eu tenho vontade. No final de semana eu saio pra jantar e é muito chato ter que pedir só uma saladinha. Se eu for num lugar que tem um hambúrguer maravilhoso, eu vou comer (risos). Eu como doce, bolo, mas não todo dia, é uma vez ou outra, normalmente é no fim de semana.
MC: Este ano você completa 40 anos. Acha que a idade traz maturidade? Diria que está na sua melhor fase?
VV: Com certeza, às vezes olho fotos de quando tinha 20 anos e me acho muito mais bonita agora. A maternidade traz isso pra mulher, ela muda por dentro e por fora também. Mulher é guerreira, nasceu pra ser mãe mesmo, então isso tudo acaba trazendo essa maturidade e bem estar
MC: Você está com uma ótima forma e tem postado fotos de biquíni no seu Instagram e é muito elogiada. O Rodrigo faz o tipo ciumento ou ele é tranquilo?
VV: Ele sempre foi muito tranquilo, eu sou mais ciumenta do que ele. Mas ultimamente ele olha e fala: ‘você está na melhor fase, você está muito bonita’. Ele está sempre de olho, fica um pouco mais enciumado (risos).
MC: Vocês estão casados há 12 anos e hoje vemos casais que se separam muito rápido. Qual o segredo de um casamento longo?
VV: Eu acho que em primeiro lugar é amor de verdade, respeito e companheirismo. Problemas todos têm, nós também temos de vez em quando, mas é muito pequeno perto do que representa o nosso amor, nossa relação e o que a gente fez um pelo o outro. É importante nunca perder o respeito e ter admiração. Nós sempre tivemos os mesmos objetivos, por isso que dá tão certo.