Românticas, roqueiras, burguesas, descoladas, chiques, sexies, comportadas ou tudo isso ao mesmo tempo. Seja lá qual o estilo, todas as mulheres irão encontrar ideias de como renová-lo entre as sugestões mostradas na Semana de Moda de Paris.
O evento, que terminou ontem (11), reúne os principais estilistas do mundo e apresenta as combinações que irão dominar as vitrines do planeta nos próximos meses. Abaixo, confira as peças que não poderão faltar em seu guarda-roupa.
BOTAS COM CANO LONGUÍSSIMO
A peça apareceu em diferentes versões em praticamente todos os desfiles da temporada. A mais marcante foi criada pela Dior, que transformou o calçado numa segunda pele, aderindo a perna como uma meia, envolvendo-a completamente. Giambattista Valli tornou o acessório ainda mais sexy, ao inserir a amarração que deixa a canela à mostra. Na clássica Hermès, destaca-se a bota vermelho vivo, toque moderno no visual das clientes da grife. As maxibotas aparecem também como peças-fetiche nas novas coleções de sapateiros badalados como o francês Christian Louboutin e o brasileiro Alexandre Birman.
CALÇA COM SAIA
Chanel, Givenchy, Giambattista Valli foram alguns dos estilistas que mostraram a combinação de saia midi com calça. A Chanel apostou em medidas perfeitas, com saia rente ao corpo, sobre a calça de corte reto e seco. Valli brincou com as proporções, mixando calças coloridas ou com estampas floridas com saias, minivestidos e túnicas. A Givenchy apresentou uma combinação dark, como seus outros modelos, com calça justa, bota de salto alto e bico fino e saia armada, até o joelho.
CASACOS OVERSIZE
Os casacões continuarão em alta na próxima estação. Os preferidos ainda são os modelos largos, jogados sobre os ombros, protegendo do frio até o meio das pernas - os de Stella McCartney, por exemplo, chegam aos pés. Mas eles aparecem também justinhos, como as elegantes peças de Miu Miu, Cacharel e Valentino. Destacaram-se também a jaqueta oversize de Kenzo e os sempre lindos casacos-origami de Issey Miyake.
FRANJAS
Estilistas jovens e veteranos, sapateiros e designers de bolsas, todos apostam nas franjas para dar movimento e graça às roupas e calçados. Na grife espanhola Balenciaga, Alexander Wang colocou franjas nas barras de casacos, saias e vestidos. O diretor criativo Olivier Rousteing, da Balmain, apresentou um efeito belíssimo, ao aplicar franjas longas e brilhantes na barra de blusas e saias. A iconoclasta inglesa Vivienne Westwood chegou ao extremo, pregando as franjas longas aos cintos, usados sobre saias, calças e vestidos - num de seus modelos, a saia se resume a fios presos ao tal cinto. Nos acessórios, as franjas aparecem nas botas de cano curto da nova coleção de Alexandre Birman e nas bolsas assinadas pela italiana Maria Sole, entre outros.
MARROM
Diferentes tons de marrom juntam-se ao preto como uma das cores básicas do próximo outono-inverno. Casacos, calças, saias ou blusas nessa cor apareceram nos desfiles de Stella McCartney, Hermès, Shalayan, Rochas, Cacharel, Margiela e Dior, entre outras.
NATUREZA
Plantas, flores e animais seduziram diversas grifes. Algumas traduziram essa influência de maneira explícita, como as estampas ultracoloridas, da Dior, ou os vestidos com saias em formato de rosas, de Saint Laurent. Outras, utilizaram a ideia de um retorno ao natural em desfiles conceituais, como o de Kenzo, que criou uma floresta tecnológica, em meio à qual os modelos mostraram peças em estampa animal print ou em cores como verde-folha e amarelo vivo.
PELES
As peles verdadeiras voltaram a brilhar nas passarelas, sem que os estilistas sejam incomodados por ativistas. O material apareceu em casacos, blusas, como adorno em bolsos e barras de blusas e casacos e até como adereço em bolsas. Stella McCartney foi uma das únicas que preferiu a versão sintética, enquanto grifes japonesas, como Kenzo e Issey Miyake, dispensaram a pele de animais ou sua imitação para investir em sobreposições e em tecidos tecnológicos.
SIXTIES
Os vestidos trapézio curtos, usados com botas de cano longo, são tendência forte da temporada. Destaque para os lindos modelos de Giambattista Valli, que revisitou o sexy visual Barbarella com delicadeza e glamour.
SEVENTIES
Pantalonas, coletes, estampas e vestidos da época estão em alta em praticamente todas as coleções. As pantalonas com cintura alta e boca estreita são a peça-chave do outono-inverno, usadas com casacos largos, camisas ou blusas justinhas, vestidos, saias e túnicas.