À LA BARDOT
“Se Brigitte fosse apostar em uma trança, ela escolheria uma versão com muito volume e fios desalinhados”, brinca o cabeleireiro Marcos Proença, de São Paulo. Para conseguir o efeito, é preciso fazer uma escova antes e usar bobes de velcro para levantar bem a raiz. Depois de removê-los, borrife spray de volume e faça a trança como desejar. Outras versões do mesmo estilo são as trancinhas laterais do desfile de Jeremy Scott ou o preso desestruturado mostrado na passarela de Marissa Webb. Esta última, aliás, é ótima para quem tem cabelos longos, cheios e levemente repicados, já que tem gomos mais largos. “É o look perfeito para quem quer um ar de boa moça, mas com atitude”, afirma Proença.
MINIMALISTA GLAM
Um look despretensioso, cool, mas com uma boa dose de glamour – a atriz Diane Kruger é fã do estilo. Desse grupo fazem parte as tranças espinha de peixe e a versão com nós, de Donna Karan. As primeiras ficam luxuosas no cabelo esticado, preso em um rabo de cavalo, e a segunda é ideal para fios longos. “Gosto de dar um toque artesanal e as tranças possibilitam esse trabalho mais elaborado. São bem comuns em festas e tapetes vermelhos de premiações badaladas”, diz o hairstylist britânico Eugene Souleiman. Outra opção despojada, mas não menos elegante, é fazer uma trança fina na risca do meio da cabeça e manter os fios soltos. “Combina com todas as produções, do hippie ao chique”, diz a cabeleireira Marina Marques, do salão Crystal Hair, no Rio de Janeiro.
EFEITO MOLHADO
Também conhecido como wet hair, o acabamento resiste firme e forte e novamente se consagra como tendência forte desta temporada. O efeito é obtido com gel na parte alta da cabeça e pomada seca ao longo do comprimento. “O mix de texturas, além de modernizar o visual, deixa o cabelo com mais movimento”, diz Marina Marques. Das passarelas, inspire-se nos looks dos desfiles de Peter Som e Suno. O primeiro traz a raiz mais alta e risca lateral, enquanto o segundo tem a frente bem esticada e trança em forma de cascata na parte de trás da cabeça. “Boa pedida para um penteado de casamento ou festa que pede uma produção mais formal. Fica superchique”, indica Marina.
VEJA UMA SELEÇÃO DE PRODUTOS DE STYLING PARA AJUDÁ-LA A FAZER O PENTEADO