Conhecido por projetos sempre provocativos, como as que fez contra o uso de pele de animais e o abuso infantil usando personagens da Disney, um artista do Oriente Médio, que se identifica como Saint Hoax (algo como piada santa), criou uma nova série usando retratos de políticos conhecidos empacotados como carne.
As fotos trazem, em bandejas cobertas com plástico, como no supermercado, os rostos do presidente dos EUA, Barack Obama, do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, do inglês David Cameron, do russo Vladimir Putin, do israelense Benjamin Netanyahu e do turco Tayyip Erdoğan, entre outros.
Em sua página oficial, ele explica que o projeto, batizado de “Politariano”, define pessoas que “não consomem política ou políticos por razões morais, religiosas ou de saúde; ou relativo a quem exclui políticos da dieta.” A definição exemplifica: “Eu não vou votar porque sou um politariano” (espécie de vegetariano anti-político).
Seguindo os mesmos preceitos que orientam quem não come carne, Saint Hoax explica ainda que “a ética de comer carne é muito semelhante a da política”. “As pessoas escolhem cuidadosamente a carne de acordo com seus valores religiosos; da mesma maneira como escolher seus líderes. (...) Enquanto os apoiadores argumentam que as duas práticas são vitais para a existência humana, oposicionistas pregam que elas podem ser facilmente substituídas.”