“Por que os europeus parecem tão bem-vestidos?”, colocou certa vez o estilista Michael Kors. “Porque eles têm um ótimo relacionamento com suas costureiras ou alfaiates e gastam tempo e dinheiro fazendo suas roupas parecerem perfeitas.”
Ajuste é o segredo mais bem guardado de qualquer fashionista. Porém, muita gente ainda não sabe como montar um guarda-roupa perfeito. A suspeita é a de que muitos se sentem intimidados, tanto na hora de escolher uma boa costureira quanto na hora de fazer as perguntas certas. Ser exigente é o truque-chave para conseguir bons resultados.
Pensando nisso, a Marie Claire americana consultou o alfaiate Mario Gonzales, que atualmente supervisiona os ajustes do figurino do filme “Jogos Vorazes”, estrelado por Jennifer Lawrence e Elizabeth Banks, e a maior costureira de Nova York, Madame Paulette para encontrar as respostas certas. Eles contaram exatamente tudo o que precisamos saber antes de ficar diante de um espelho de três faces, e também na hora de identificar o melhor profissional da redondeza.
O AJUSTE CERTEIRO...
1. Faça o teste da fotografia
Não deixe de levar uma máquina fotográfica na hora das provas. “Todo mundo quer parecer o mais magro e polido possível, especialmente em tempos de redes sociais. Portanto, você vai gostar de ver como sairá nas fotos”, comenta Gonzales.
2. Escute o profissional
“Escute-nos! Nós sabemos exatamente o que fazer para deixar um look mais limpo e esguio, seja ajustando decote, encurtando a bainha ou afinando a manga.”
3. Aceite quando o pedido não funciona
“É melhor dizer na frente das clientes quando algo não vai ficar bom do que criar falsas esperanças. Isso economiza o tempo de ambas as partes.”
4. Leve o underwear correto
“Já pense na roupa de baixo. Tenha sempre à mão na hora da visita o sutiã, corselê ou cinta certa.”
5. Não se esqueça dos sapatos, independente de quantos serão
“Eles são essenciais não só para que o comprimento seja ajustado com precisão, quanto para que o look seja visualizado da maneira exata. Na hora de usar, não haverá surpresa.”
6. Leve imagens de referência
Se você quer que aquele vestido fique como o de alguma celebridade, levar foto é indispensável.
A COSTUREIRA PERFEITA...
7. Procure por uma equipe
“Uma boa costureira é resultado de um bom grupo de profissionais – o estilista que entende das formas, o expert em tecido, um bom vendedor e um bom recepcionista. Nenhuma pessoa é capaz de fazer tudo isso sozinha.”
8. Avalie o trabalho
“Peça para ver coisas que ela ou ele já tenha feito para usar como referência.”
9. Gaste um tempinho observando o expert em ação
“Uma boa costureira, enquanto está trabalhando, deve ser cuidadosa com as medidas e gastar tempo nos detalhes. Além disso, ela costuma fazer perguntas pertinentes e expressam suas opiniões e preocupações”, aconselha Paulette.
10. Fique atenta aos alertas vermelhos
“Quando a costureira é pouco atenta, ela corre com uma montagem e usa pouquíssimos alfinetes – dois sinais de alerta.”
11. Priorize a honestidade
“Ele ou ela jamais deveria afirmar que pode fazer absolutamente tudo o que você deseja. Um bom profissional reconhece suas limitações. Ele deve deixar claro o seu processo de criação para que não fique nenhuma dúvida. Tem muita gente fingindo ser o que não é.”