AERÓBICO OU MUSCULAÇÃO?
O mais eficaz, sem dúvida alguma, é a combinação dos dois: exercícios aeróbicos com treinamento de resistência (séries com pouco peso e muitas repetições). Mas e se tiver que escolher? A resposta depende de várias circunstâncias: por exemplo, se você não está em forma, queimará mais fazendo cardio. Porém, a medida que o seu organismo se acostuma com a prática, a musculação se torna necessária. Quanto mais músculo você ganhar, mais rápido se tornará o seu metabolismo. Resultado: você irá queimar mais gordura durante muito mais tempo.
SPINNING OU BODY PUMP?
Segundo informações clínicas, uma aula de 50 minutos de spinning ajuda a queimar em média 600 calorias, já as de body pump queimam 400. Os intervalos propostos ao longo do spinning faz com que o corpo produza níveis altos de ácido láctico, que aumenta a taxa metabólica. Vitória para a bike indoor.
CORRER OU NADAR?
Aqui, outro duelo clássico, e que tem vencedor garantido: a corrida. Isso porque nem todas as modalidades de natação queimam o mesmo. Calcula-se que o nado borboleta queima quase o dobro de calorias do que o nado peito. Além disso, o treinamento aeróbico que mais queima gordura é aquele que se estende para além de 40 minutos e que é realizado com 80% de sua intensidade máxima. Ou seja, você teria que nadar borboleta durante uma hora em velocidade máxima para gastar o mesmo que na corrida – algo que está fora do alcance de muitos.
PILATES OU YOGA?
Apesar de as duas práticas serem consideradas suaves, do ponto de vista da perda de peso, no pilates se trabalha muito a musculatura: e quanto mais músculo, mais rápido é o metabolismo e maior é a queima calórica ao longo do dia. De qualquer forma, existem modalidades, como a hot yoga, praticada em uma sala a 40ºC e com 40% de umidade, que provoca uma perda de até 800 calorias em uma hora (mais do que correr!).
BOXE OU CORDA?
Muitas das novas modalidades aeróbicas têm adotado movimentos do boxe, já que é um esporte “queima-calorias” por excelência. Assim se destaca o body combat. No entanto, uma aula de cerca de uma hora desta modalidade se mostra tão eficaz quanto meia hora de corda. Então, a escolha é toda sua. Mas não se esqueça que pular corda é grátis e pode ser realizado quando e onde queira.
CORRER OU ANDAR DE BIKE?
Temos aqui um outro grande duelo. E a vitória desta vez vai para a corrida: pense que, quando você está sobre a bicicleta, você não precisa sustentar o peso do seu corpo. Correndo, sim!