Muito amigáveis, tartarugas marinhas parecem posar para “selfies” nas imagens capturadas pela fotógrafa Montse Grillo, 37, enquanto mergulhava na costa de Tenerife, nas Ilhas Canárias.
Ao “Daily Mail”, a fotógrafa disse que os enormes animais se aproximaram curiosos pelo próprio reflexo na lente da câmera. “Eu e as tartarugas somos velhas amigas e adoro passar um tempo com elas. Então pensei que poderia fazer uma selfie”, disse a fotógrafa.
Montse disse que as fotos, no entanto, são resultado de muita dedicação, paciência, perserverança e paixão pelas tartarugas. “Elas já me conhecem e são sempre muito amáveis”, afirma. A fotógrafa, que mora a apenas 15 minutos da praia, costuma mergulhar com sua amiga Sara Garcia.
Tartarugas verdes, como da espécie, estão na lista de animais em extinção, mas a situação é ainda mais crítica no Mar Mediterrâneo, onde muitos pescadores ainda as caçam por causa da carne e dos ovos. Cada animal pode viver até 80 anos e atingir 1,5 metro de tamanho e 90 quilos.
As tartarugas marinhas fazem longas viagens de migração em busca de alimentos e locais seguros para pôr seus ovos, sempre em praias com areia. O acasalamento ocorre a cada dois ou quatro anos em águas rasas.