Escolher a base certa é imprescindível para deixar a pele radiante e esbanjar um make espetacular. Por isso, devemos investir um certo tempo na hora da compra, já que para conquistar um efeito completamente natural e fresh, ela precisa se adaptar perfeitamente à sua cútis. A Marie Claire mexicana organizou um guia completo para te ajudar nesta tarefa. Siga as dicas e arrase!
DE ACORDO COM O TIPO DE BASE
- Bases líquidas ou BB Creams: Para aquele dia em que o tempo está apertado e o make precisa ser express, ambos os produtos são perfeitos. Além de se adaptar perfeitamente ao tom de pele, já que a cobertura é mais suave, elas podem ser aplicadas com as próprias mãos, deixando o processo muito mais rápido.
- Cremosas ou em bastão: Em ambos os casos, a proposta é de alta cobertura. Por isso, são excelentes para um make de festa ou para o visual que precisa durar o dia inteiro - do trabalho ao jantar pós-expediente. Aqui, esponja ou pincéis são necessários para uma distribuição mais homogênea.
- Pó compacto ou solto: Nem pense em substituir qualquer tipo de base por um pó. O produto deve ser usado como acabamento, já que promove baixa cobertura. Normalmente, ele é usado sobre a base líquida, para deixar a pele mais aveludada e opaca. É artifício perfeito para dar um fim à oleosidade no final do dia.
DE ACORDO COM O TIPO DE PELE
- Pele seca: Neste caso, o recomendado é usar hidratantes com cor ou BB Creams, que proporcionam um efeito umectante e superluminoso. Evite o uso de pó.
- Pele mista: Procure por uma base em mousse, que são cremosas e proporcionam um efeito sem brilho. Aqui, vale ainda misturar: aplique uma base líquida em todo o rosto e aproveite para utilizar um pó na zona “T”, que costuma apresentar mais oleosidade.
- Pele oleosa: Procure pelas versões oil-free e não se esqueça e matificar a pele com um pó. Outro ótimo aliado é o primer, que vai antes da base e disfarça os poros.
DE ACORDO COM O TOM DE PELE
Testar a base com o rosto lavado é indispensável na hora de encontrar o tom mais adequado. Aplique uma pequena quantidade de produto próximo à mandíbula, que é a região do rosto que entra menos em contato com o sol, ou seja, mais clarinha. Se a base desaparecer completamente quando espalhada, é sinal de que a cor está correta e vai evitar aquele efeito de mascarado. Jamais teste nas mãos, que tem uma cor completamente diferente do rosto, já que costuma ser menos protegida e mais exposta aos raios solares.
COMO APLICAR A BASE
Depois de limpar o rosto, aplique um hidratante de sua preferência e espere secar. Em seguida, espalhe a base entre os dedos ou deposite uma pequena quantidade apenas no centro do rosto, mais especificamente na zona “T”. Daí em diante, basta puxar o produto – com as mãos, pincel ou esponja - para as extremidades, de modo que seja criado um efeito esfumado e que a cor desapareça completamente nas laterais. Afinal, não pode haver diferença entre a cor do rosto e o do pescoço.