A alimentação é um item determinante para uma vida saudável, pois interfere diretamente no peso, humor e funcionamento do organismo. Além de frutas e vegetais, no entanto, é possível comer de tudo, desde que com parcimônia, e ainda assim se sentir bem. O site "Mind Body Green" reuniu cinco dicas para ajudar no controle da dieta.
Escolha sua comida conscientemente
É importante saber qual o tipo de alimentação é ideal para cada situação. Por exemplo, se você está prestes a ter uma reunião com seu chefe, não é recomendável comer doce, como um muffin, pois não o deixará muito disposto na hora do compromisso. O melhor é ingerir algo que sustente, como um ovo cozido e vegetais frescos para dar energia.
Coma devagar (pelo menos 30 minutos por refeição)
As pessoas comem apressadamente por conta do trabalho e se acostumam a não desacelerar durante as refeições. Mas mastigar devagar tem benefícios, como sentir mais saciedade. Além disso, a digestão fica melhor e há mais absorção dos nutrientes. Também é possível sentir mais prazer quando realmente se aprecia a comida.
Seja grato pela comida em sua frente
Começar a refeição já pensando se o prato está dentro da nova dieta que está seguindo, ou quantas calorias ele tem, interfere no objetivo final, que é se sentir bem. Todas estas preocupações desviam a atenção para o alimento que está sendo servido. Tire uns minutos antes de começar a comer para apreciar a comida e seja grato.
Tente a prática japonesa do hari hachi bu
Coma até se sentir 80% satisfeito. O importante é não ficar cheio, mas confortável e bem. É uma das práticas mais simples para aumentar a longevidade. Você se sentirá com mais energia, mais saudável, terá uma digestão melhor e ainda perderá alguns quilos.
Coma alimentos naturais
Independentemente do tipo de dieta que pretende seguir, o melhor é sempre ingerir alimentos no estado mais natural possível. Evite comidas processadas (aquelas que incluem farinha e açúcar). Sempre que possível, compre alimentos que carregam menos embalagens e certifique-se de que você reconhece todos os ingredientes na citados pela marca.
Apesar de os alimentos orgânicos não terem mais nutrientes os tradicionais, os antibióticos, pesticidas e outros produtos usados na produção podem causar doenças, como tireoide, diabetes e até mesmo câncer.