O canal americano Lifetime anunciou na quarta-feira um novo reality show, que vai mostrar mulheres que buscam a natureza para dar à luz. Não se trata apenas de rejeitar hospitais, anestesia e outro processos médicos. A ideia é mostrar casais que vão até o meio da natureza fazer o parto dos filhos.
O programa vai se chamar “Nascido na Natureza” e foi inspirado por um vídeo de grande popularidade no YouTube, que mostra uma mulher dando à luz às margens de um riacho. O vídeo já teve mais de 20 milhões de visualizações desde que foi publicado em fevereiro.
O vídeo que inspirou o novo programa mostra o lento processo de uma mulher dando à luz do princípio ao fim, cercada por sua família. "Houve um efeito profundo em minha maternidade e sobretudo para os meus filhos." A mulher não se identifica no vídeo, apenas revela que aquele foi o parto de seu quarto filho.
No comunicado divulgado à imprensa, o canal propõe a questão: “O que acontece quando a experiência mais louca da vida de uma mulher se torna verdadeiramente selvagem, e os futuros pais decidem assumir um parto sem assistência nenhuma e ao ar livre?"
Segundo a Lifetime, o partos serão observados de perto pela equipe e precauções serão tomadas.
"Nós estamos tomando providências para assegurar que as mães e os bebês fiquem seguros", disse Eli Lehrer, vice-presidente sênior da Lifetime e chefe de programação não-ficção, em entrevista a Entertainment Weekly. "A nossa presença nesses nascimentos vai torná-los muito mais seguros do que se eles estivessem fazendo isso por conta própria."
Críticos estão temerosos que a atração crie uma tendência perigosa que pode colocar em risco mães e seus bebês, incentivando as pessoas a fazerem o mesmo, sem nenhuma assistência.