
Não é segredo que os pincéis são grandes aliados na maquiagem e saber quais usar pode fazer toda a diferença na aplicação. Frente a uma oferta de incontáveis modelos, fica difícil escolher os essenciais. A maquiadora sênior da M.A.C, Fabiana Gomes, aponta cinco pincéis que considera fundamentais e que podem ser usados para diferentes tipos de produto. Vale ressaltar que para escolher o tipo de cerdas deve-se considerar a textura do produto com o qual ele será utilizado: os líquidos ou cremosos encontram melhor performance nos pincéis de cerdas sintéticas, enquanto os de cerdas naturais funcionam melhor para os produtos em pó. Usar um pincel de fibras naturais para produtos fluídos não é proibido, apenas será mais difícil de limpá-lo.
PÓ E BLUSH
Para fazer a pele, vale investir em um pincel volumoso e arredondado: um mesmo modelo pode ser utilizado tanto para aplicar o pó quanto o blush. Caso você opte por usar um só pincel, sempre use o pó antes, para que o colorido não manche a make.
Fabiana dá um alerta: "Sempre limpe os pincéis entre o uso com diferentes produtos: basta borrifar álcool em um lencinho de papel e passar o pincel, fazendo movimentos circulares suaves. Como o álcool evapora depressa, será possível usá-lo novamente quase de imediato." Existem também fluídos limpadores de pincéis para essa função.

PINCEL DE SOMBRA
Fabiana recomenda ter um pincel de sombra para aplicar o produto nos olhos. "O tradicional pincel com a ponta arredondada é essencial para aplicar a sombra com faciliadade, além de ter um tamanho bem universal que funciona para diferentes tamanhos e tipos de pálpebra."

PARA ESFUMAR
Fofo e com a ponta ovalada, é ideal para esfumar a sombra na pálpebra ou marcar o côncavo, possibilitando um acabamento profissional, mesmo para quem não tem muita prática com a ferramenta. Vale aproveitar a multifuncionalidade desse pincel. "Gosto de usá-lo também para aplicar o corretivo na pele", acrescenta a maquiadora. Certifique-se de limpar bem as cerdas entre os produtos.

PINCEL CHANFRADO
Esse pincel permite a aplicação da sombra bem rente aos cílios. As cerdas mais curtas e firmes também oferecem mais precisão, ideal para fazer o traçado do delineador. Vale aproveitar sua versatilidade e utilizá-lo também nas sobrancelhas, preenchendo as falhas e deixando-a mais definida. Como é angulado, é possível usá-lo para definir as extremidades, que são mais finas.

NOS LÁBIOS
Além de servir para aplicar o batom na boca, vale também usar esse pincel para esfumar o traçado do lápis de boca no contorno do lábios, deixando-o mais natural. Fabiana recomenda reservar o pincel de boca e não usá-lo com outros produtos, já que o batom e tem uma textura mais emoliente, que combinada com a textura de outro produtos pode criar uma pasta no pincel que será difícil de limpar.

ESPONJINHAS E BLENDERS
Algumas paletas de sombra acompanham minipincéis ou esponjinhas. Para Fabiana eles podem ser melhor aproveitados para a aplicação do produto, mas não oferecem muita precisão na hora de esfumar. "Na ausência de um pincel, vale esfumar a sombra com os dedos mesmo, vai ser mais fácil e o efeito final, melhor."
Os pós compactos também carregam a própria esponjinha, a maquiadora recomenda para quem optar por usá-las deixar a mão leve e não aplicar produto em excesso, evitando deixar a make chapada ou pesada.
Fabiana também recomenda o uso das esponjinhas do tipo blenders apenas na finalização. "Como se trata de uma esponja, ela absorve parte dos produtos líquidos, há um desperdício maior. Vale passá-la na maquiagem finalizada, para matizar a pele."
CUIDADOS COM OS PINCÉIS
"Você saberá que é hora de substituir os pincéis quando eles estiverem com um cheiro ruim que persiste após as lavagens, ou quando sentir as cerdas arranhando a pele (o toque deve ser macio e uniforme)", ressalta Fabiana.
Para conservá-los, a profissional recomenda lavar as cerdas a cada 20 dias. Os pincéis usados para produtos cremosos com muita frequência devem ser lavados em intervalos menores ainda, uma vez por semana. Opte por lavá-los com um produto próprio para isso, ou com um shampoo neutro misturado com gotinhas de álcool e enxágue bem. Faça a forma do pincel com os dedos enquanto ele ainda estiver molhado e deixe-o secar na extremidade de uma superfície, com as pontas para fora, evitando que um dos lados seque amassado.
Não é recomendado usar o secador. "Em último caso, use apenas na temperatura fria e com o vento no sentido do cabo para as cerdas, nunca ao contrário, ou você corre o risco de deformar o pincel", acrescenta.
