Na madrugada deste sábado (11), Eslovênia mostrou os detalhes de seu encontro com o namorado, Lucas Bissoli, e Gil do Vigor. Nos stories do Instagram, ela revelou que jantou ao lado do economista e ex-BBB.
"Eu te admiro cada vez mais, cada troca, cada conversa, cada encontro. Você é gigante, nossa noite foi tudo", começou Eslô. Em seguida, ela disse: "E olha só o encontro de milhões. Gente, que delícia. Nós viemos conhecer a casa dele, vocês não estão entendendo a bagunda que a gente fez aqui".
"Foi tão legal, obrigada pelo convite, foi maravilhoso", concluiu ela. Gil respondeu: "Vigoramos". Na legenda do vídeo, Eslovênia escreveu: "Hoje a gente conheceu a casa e o cabelo novo dele".
Mais cedo, Eslovênia ainda brincou sobre o look que estava usando pela manhã: "Dormir na casa do boy é usar a mesma roupa no outro dia", falou. A seguir, confira o encontro:
Neste sábado (11), um dos assuntos mais comentados da internet é Juliette Freire. A campeã do BBB21, maquiadora e também cantora fez um desabafo sobre ataques xenofóbicos que sofre pelo seu sotaque.
Na ocasião, ela disse: "Eu estava lendo uns comentários ainda agora. E, gente, eu recebo uns haters tão escrotos que eu fico sem acreditar. Eu juro pra vocês que eu não fico triste; uns eu fico rindo, e outros eu fico irritada mesmo, principalmente os xenofóbicos". Juliette, que é paraibana, ainda chegou a dizer que pedem para que ela neutralize o seu sotaque.
No Twitter, a tag 'Sotaque Neutro Não Existe' ficou entre as mais comentadas, com mais de 23 mil tweets em relação ao assunto. Neles, internautas falavam da importância de levantar e debater o tema.
"O sotaque funciona como uma bússola, um localizador. "Sotaque neutro" não existe. O que existe é o falseamento das regionalidades e suas forças de identidades. Somos um país gigante, continental, como dizem. Que tal respeitar e valorizar isso? A diferença", disse um internauta.
"Sotaque, é uma marca regional única de comunicação. Pedir que alguém não fale da forma como aprendeu a se expressar porque o que foi academizado e dito correto é diferente, é inaceitável", falou outro. "Tô adorando que Juliette trouxe isso à tona. Eu sou linguista e atesto: os cactos tão dando show de sensatez", escreveu ainda uma terceira.
O debate se tornou ainda mais intenso após a fala da atriz Giovanna Chaves: "Isso é a coisa mais comum do mundo, temos até aula de prosódia para neutralizar sotaque quando começamos a preparação de um filme, por exemplo", disse. Nas redes, Juliette falou que foi convidada para dublar um filme infantil e não aceitou após uma das exigência ser a neutralização de seu sotaque nordestino.
Neste sábado (11), Luana Piovani revelou aos seguidores que está curtindo uma viagem em família. A atriz apareceu com os filhos, Liz, Bem e Dom, de seu relacionamento com Pedro Scooby, e também os pais, Francis e Cassiano.
Em um vídeo, publicado no Instagram, ela fala um pouco sobre como é viajar ao lado dos pequenos. "Olha aí, a timbalada toda dentro do nosso minibus maravilhoso. Cadê a nossa musinha?", disse ela, filmando Liz.
"Aqui está a mãe de todas, papitão já celebrando, e os meninos já no celular, claro. Estamos aqui e só agora estou respirando. Eu quase infarto viajando com eles, vocês não? Vocês dão conta?", questionou.
"Eu fico muito nervosa, eles me dão muito trabalho e eu tenho que carregar muitas coisas, vocês não tem ideia. Mas agora a gente chegou, obrigada, Senhor", finalizou a atriz. A seguir, confira:
Neste sábado (11), Bruna Biancardi compartilhou um novo clique ao lado do namorado, o jogador Neymar. Na imagem, os dois, que estão juntos em Miami, aparecem aproveitando o dia de sol.
Bruna Biancardi e Neymar assumiram o namoro publicamente em abril deste anos, mas os rumores de que eles estariam juntos já é antigo. No Instagram, os dois se mantém discretos e com poucas fotos em casal.
Neste sábado (11), Virgínia Fonseca compartilhou com os seguidores um momento emocionante. Em um vídeo, publicado no Instagram, ela mostra a filha, Maria Alice, mexendo no anel de que era seu avô, Mário Ferrão. O pai da influenciadora e empresária morreu aos 72 anos.
Ao ver a joia, Maria Alice fala 'vovô'. "Sem acreditar que consegui registrar esse momento. O vovô Mario será sempre lembrado e amado por nós!! Pai, onde quer que esteja, saiba que te amamos muito", escreveu Virgínia na legenda.
Mário Ferrão morreu em setembro de 2021 após ficar internado por pneumonia e outros problemas de saúde. Nos comentários, seguidores, amigos e familiares se encantaram com o momento gravado por Virgínia e enviaram mensagens de carinho.
"Como ela reconhece o vovô Mário em seu anel? Incrível", disse Margareth, mãe de Virgínia. "Ai, Maria, que coisa mais linda. Fofa demais", comentou uma internauta. "O vovô deve estar muito orgulhoso", falou outra.
Neste sábado (11), Rodrigo Mussi gravou um vídeo para os seguidores onde aparece na fisioterapia. O ex-BBB sofreu um acidente grave de carro no final de março e ficou cerca de dois meses internado na UTI com traumatismo craniano.
"Boa tarde, estou aqui na bike, lutando, me esforçando, até ia falar isso dias atrás. A recuperação do traumatismo craniano é uma luta, uma luta", começou Rodrigo sobre o assunto.
"Mas um dia eu vou contando mais para vocês, é forte. Traumatismo craniano é algo muito delicidade, de verdade, é realmente muito delicado. Estou pronto para vencer mais essa etapa da vida, só quem teve traumatismo craniano sabe o que é, a dificuldade que é. Difícil, mas vamos lá", finalizou ele.
Recentemente, o ex-BBB comoveu os seguidores ao mostrar a marca que o acidente deixou. "Só para complementar, essa é marca do milagre, a marca do meu segundo aniversário, será meu segundo aniversário", falou ele, emocionado. Confira o vídeo:
Neste sábado (11), Nathália Valente rebateu críticas dos seguidores após ser acusada de fazer a tatuagem propositalmente para conquistar fama. A tik toker viralizou após gravar vídeos aos prantos por ter feito uma tatuagem que não saiu conforme o esperado e escondida da mãe.
'O que está acontecendo é que tem muita gente afirmando que eu fiz a tatuagem para ganhar seguidores. Gente, pelo amor de Deus, como é que eu vou ficar quatro horas sentindo dor? Eu já marquei para remover essa tatuagem, que vai doer mais ainda. Não tem cabimento nem de vocês pensarem isso", começou Nathália.
"Eu postei e nos vídeos eu estava chorando. Não é porque eu estou todos os dias aqui mostrando que estou bem, que realmente está. Todas as vezes que eu me sensibilizo e mostro que estou triste, vocês acham que é biscoito (...). Às vezes eu gosto de me mostrar de verdade", continuou.
"Vou mostrar aqui a conversa que eu tive com a pessoa antes de fazer a tatuagem, deixar a conversa com uma pessoa que estava comigo quando eu estava fazendo a tatuagem, de verdade, é difícil", finalizou a influenciadora.
Recentemente, Nathália mostrou nos stories que está usando um creme para clarear o desenho. A musa Tik Toker teve uma serpente tatuada em suas costas. Confira:
Neste sábado (11), Mariana Goldfarb arrancou suspiros dos seguidores ao publicar um clique de topless. Na imagem, a modelo e nutricionista aparece apenas de calça jeans, sem blusa e se cobrindo com os braços e o cabelo.
"Rapidinho porque está frio", brincou ela na legenda da postagem. E não demorou muito para que seguidores de Mariana enchessem a publicação com mensagens carinhosas, além de diversos elogios.
"É beleza demais, Mari. Maravilhosa", disse uma fã. "Linda por dentro e por fora, que você seja sempre assim", comentou outra. "Perfeição, você não cansa de ser linda, né", escreveu ainda uma terceira.
O fim de semana está cheio de romantismo e Alice Wegmann não esperou o dia 12 de junho para celebrar o dia dos namorados. Em um novo clique, publicado no Instagram, ela posa ao lado do namorado, Dudu Borges, e aparece deslumbrante em um vestido vermelho.
Na foto, tirada no espelho, o casal aparece sorrindo. "Fim de semana dos namorados", escreveu Alice Wegmann na legenda da postagem. A atriz e o produtor musical começaram a namorar em fevereiro deste ano.
Nos comentários, fãs e amigos enviaram elogios para a dupla: "Lindos", disse Deborah Secco. "Meu Deus do céu, que lindos, baita casalzão", comentou uma seguidora. "Alice, você está divina. Muito chique", escreveu outra.
O show da dupla Simone e Simaria na madrugada deste sábado (11) em Caruaru, em Pernambuco, deu o que falar nas redes sociais. Não apenas pelo talento das irmãs, mas pelo clima entre elas ao final da apresentação. Nas redes sociais, os fãs ficaram divididos.
Simone anunciou no início do show que a irmã havia passado mal, não conseguindo pegar o voo para a cidade. Com isso, ela realizou a apresentação sozinha. Mas Simaria, que se sentiu melhor e decidiu pegar a estrada, chegou para os minutos finais. Enquanto Simone já se despedia do público, Simaria quis cantar algumas músicas, prorrogando a apresentação.
Fãs que estavam lá e que assistiram aos vídeos do momento nas redes sociais afirmam que o climão ficou evidente entre as artistas. (veja abaixo).
Elas, no entanto, decidiram seguir a vida neste sábado sem comentar a polêmica. Simaria compartilhou uma foto na qual aparece toda produzida. Horas depois, surgiu com o filho, Pawel. "Chegamos em Aracaju. Corre que eu estou com saudade de vocês", disse. "Vou dormir um pouco agora que eu estou só a vassourinha. Foram oito horas de viagem no ônibus e quando eu acordar prepara que vamos fazer um show lindo pra vocês", disse.
Simone gravou vídeos agradecendo ao público presente na noite anterior - sem mencionar os comentários que invadiram suas redes. "Passando aqui para agradecer a galera de Caruaru pelo carinho. Que energia maravilhosa, que povo lindo, que cidade. Foi uma noite muito especial. Eu estava morrendo de saudade de cantar para vocês. Voltei com o coração muito cheio de alegria. Muito obrigada", disse ela.
Neste sábado Simone e Simaria se apresentam na cidade de Itabaiana, em Sergipe.
Fãs se dividem
O nome de Simaria foi parar nos trends topics do Twitter neste sábado. Os fãs ficaram divididos.
"Simone, tá na hora é de seguir carreira solo, Simaria tá cada vez mais chata", disse um rapaz. "Cansada de ver a simaria sofrendo hate por nada. ela é ser humano igual todos nós, tem dia que não está bem e ninguém tem que ficar atacando ela não. gente chata!", opinou outra.
"Amo as coleguinhas , mais que show foi esse em Caruaru? Simone fazendo o show sozinha porque Simaria não passou bem, aí Simaria chega no final do show, ignora Simone , quer ultrapassar horário do show , fiquei é com dó da Simone.", escreveu uma seguidora.
"Simaria é uma das pessoas mais incríveis que já vi na vida, falo isso não apenas como artista, mas como pessoa mesmo, ela tem um coração lindo, me dói muito ver todos esses ataques com ela", disse outra. "Simone cantou o show todo sozinha,simaria chegou 10min antes de acabar,as duas estavam muito estranhas,Simone querendo acabar o show e simaria querendo continuar. Caótico", disse outro.
A Simone encerando o show e a Simaria, que chegou atrasada, querendo continuar. HAHAHA' pic.twitter.com/6rB4eDIazR
— Haftas Arden
simaria é uma das pessoas mais incríveis que já vi na vida, falo isso não apenas como artista, mas como pessoa mesmo, ela tem um coração lindo, me dói muito ver todos esses ataques com ela. @SimariaMendespic.twitter.com/xdA6kdaov9
Neste sábado (11), Dira Paes surpreendeu os seguidores ao publicar uma nova foto de biquíni. A atriz, que está fazendo sucesso em 'Pantanal', aproveitou o sábado de folga para renovar o bronzeado.
"Lagarteando no sol", escreveu Dira na legenda da publicação, que em poucos minutos contava com diversos comentários de fãs da artista.
"Filó no sol, que mulher perfeita", disse uma internauta. "Mulher linda demais, a mãe está on", brincou outra. "Bela e talentosa, linda", falou ainda uma terceira. Em Pantanal, Dira Paes interpreta Filomena.
A atriz, recentemente, divertiu a internet ao publicar um vídeo do elenco dançando músicas que são hits na internet, como 'Acorda, Pedrinho', e 'Eu Tenho a Senha'. Confira o post de Dira Paes:
Neste sábado (11), Hailey Bieber publicou uma nova foto ao lado de Justin Bieber após o cantor expor problemas de saúde que vem enfrentando. Na imagem, ela aparece sorrindo e segurando a cachorrinha de estimação do casal.
"Bebês", escreveu Hailey na legenda. Recentemente, Justin conversou com os seguidores sobre síndrome de Ramsay Hunt, que causa paralisia facial. Em um vídeo, ele apareceu com metade do rosto paralisado, e desabafou.
"Como você pode ver, este olho não está piscando. Eu não posso sorrir deste lado do meu rosto. Esta narina não se move, então há paralisia total deste lado do meu rosto", comentou Justin. Mais cedo, Hailey já havia demonstrado apoio ao marido ao repostar o vídeo e se declarar: "Eu te amo".
O nome de Justin Bieber chegou a ficar entre os mais comentados do Twitter. Na Hashtag, fãs desejaram saúde ao cantor, que cancelou a sua agenda de shows para cuidar da saúde. "Justin Bieber você merece todo amor e energias positivas do mundo", disse uma internauta. "Estamos com você, Justin", falou outra.
O local é um restaurante e bar com show de Drag Queen. 'Besouro Azul' é o primeiro longa internacional de Bruna Marquezine e a atriz entra para a história como a primeira protagonista latina nos filmes da DC Comics.
Em poucos minutos, fãs reagiram ao clique. "Imagina tirar uma foto assim com a Susan Sarandon. Você venceu, Bruna, você sabe que venceu", disse um internauta. "Voando alto demais", comentou outra. "A Bruna merece tudo isso e muito mais", falou ainda uma terceira.
Recentemente, Bruna empolgou os fãs ao publicar uma mensagem de feliz aniversário para Xolo Maridueña, intérprete do protagonista que dá nome ao filme e seu par romântico em Besouro Azul. Susan dará vida à vilã Victoria Kord.
Susan Sarandon é considerada uma das melhores atrizes americanas em atividade. Ela é conhecida por papéis em produções, como Thelma & Louise, The Rocky Horror Picture Show eDead Man Walking.
Em entrevista de capa da Marie Claire junho/julho, Bruna contou que foi preciso segurar a emoção ao ver a vencedora do Oscar pela primeira vez no set. “Eu estava gravando e ela foi me dar oi. Fingi costume total, mas quando ela saiu fui para o meu trailer, e chorei”, admitiu. “A menina que nasceu em Duque de Caxias nunca pensou que ia viver isso e agora pode aprender com a Susan Sarandon? Não estou acreditando que cheguei aqui. Menina, olha só que metida, estou insuportável”, brincou.
Neste sábado (11), Gabriela Pugliesi atualizou a foto da barriga de grávida. A influenciadora digital e empresária está esperando o primeiro filho, fruto de seu relacionamento com Tulio Dek. Na imagem, Gabriela posou fazendo exercícios e aproveitou para falar sobre essa fase.
"A magia de emprestar nosso corpo pra gerar uma vida. A graça de não ser mais sozinha e andar feito canguru. O encanto das curvas. A natureza nos detalhes de cada mudança, que são muitas! Mas são dádivas!", começou ela.
"Tudo é benção. Tenho tudo em mim", finalizou. Gabriela Pugliesi revelou aos seguidores sobre a gravidez no dia 9 de maio. Na ocasião, ela falou sobre a realização desse sonho. "Foi mais uma provação na minha vida de que tudo acontece na hora certa e no tempo de Deus", falou.
Neste sábado (11), Drew Barrymorecomemorou os 40 anos do filme E.T: O Extraterreste. O longa de Steven Spielberg, lançado no dia 11 de junho de 1982 nos Estados Unidos marcou uma geração e foi um dos primeiros trabalhos da atriz no cinema que, na época, tinha apenas sete anos.
"Feliz aniversário de 40 anos E.T o Extraterreste", escreveu Drew, que finalizou a legenda com um emoji de coração. A atriz relembrou a cena clássica em que a sua personagem, Gertie, beija o alienígena.
A trama conta a história de Elliott, interpretado por Henry Thomas, que faz amizade com um alienígena inofensivo que está longe de seu planeta. Elliot mantém o extraterreste em segredo, em sua casa, e o apresenta aos irmãos.
Nos comentários, seguidores se derreteram novamente pela cena de Drew. "O beijinho mais fofo do cinema", disse uma fã. "Eu amo esse filme, para sempre", comentou outra. "Essa é a melhor cena do cinema de todos os tempos", falou ainda uma terceira.
Jhosy Gadêlha, de 34 anos, é professora de espanhol na EEM Padre Coriolano, uma escola da rede estadual de Pacajus, no Ceará. Na segunda-feira (6) ela acabou sendo vítima de transfobia quando comprava roupas em uma loja e, como ela mesma diz, sentiu a pior sensação do mundo. Entretanto, nesta quarta-feira (8) quando retornou para as atividades como professora, recebeu uma linda homenagem. Seus alunos fizeram um corredor na escola com faixas e cartazes, e ovacionaram Jhosy enquanto ela percorria o caminho formado pelos alunos.
Na segunda-feira pela manhã a professora foi até uma loja de moda evangélica para comprar uma saia. "Queria uma saia para baixo do joelho e fui em uma loja específica de roupas evangélicas femininas. Fui super bem atendida e uma moça separou duas saias e entrei no provador", relata Jhosy.
Mas, ao sair do provador, a professora conta que começou a conversar com uma senhora, que mais tarde descobriu ser a proprietária da loja. "Ela disse que estava voltando da igreja e eu comentei que também era da igreja e sai quando comecei minha transição. Nesse momento ela começou a me tratar no masculino e dizia 'meu filho, por que você fez isso?'. Eu até tentei me controlar mas estava me sentindo incomodada e ela continuava com os ataques e me falava 'você sabe que pessoas como você não agradam a Deus e vão para o inferno'".
Nesse momento Jhosy relata que pediu para ser tratada no feminino porque se sentia ofendida e era uma mulher, mas a proprietária da loja retrucava dizendo que a voz era de homem. A professora também foi questionada se já havia feito a cirurgia de redesignação sexual e ali percebeu a proporção das agressões das quais estava sendo vítima.
"Eu disse que não tinha que dar satisfações sobre a minha intimidade porque era mulher independente disso. Eu estava muito mal e a todo momento pedia respeito, mas ela dizia que não ia me tratar como mulher para não desagradar Deus. Aí eu disse que não tinha porque continuar aquela conversa, já que estava sendo ofendida, e fui embora. Não conseguia acreditar que aquilo estava acontecendo comigo. Tenho quase nove anos de transição e nunca fui tratada daquela forma por ninguém. Foi a pior sensação do mundo e comecei a questionar sobre minha existência no mundo".
Após o ocorrido a professora entrou em contato com a coordenação da escola e relatou toda a situação. Ela conta que recebeu todo o apoio da escola e mais do que isso, foi incentivada a não se calar e buscar os seus direitos. Jhosy também foi liberada das aulas na segunda (6) e terça-feira (7) e em seu retorno, na quarta-feira, recebeu o maior apoio e acolhimento possível para uma pessoa trans.
Enquanto dava aula, ela foi chamada por uma de suas alunas de outra sala e se deparou com uma linda surpresa. Todos os alunos da escola formavam um corredor, seguravam cartazes e batiam palmas para a professora enquanto ela percorria o trajeto.
"Foi a coisa mais linda do mundo.Quando saí da sala vi aquela corrente de gente de mãos dadas. Era um corredor de amor e empatia e eu fiquei sem reação, me tremia toda. Eles me deram um abraço coletivo e o gesto se repetiu com as turmas da tarde e da noite. Hoje também passei o dia na escola e meus alunos me fizeram uma homenagem linda na sala com balões, cartazes, rosas e um café da tarde. Ali foi onde percebi que vim para a Terra com a missão de encorajar pessoas a serem quem quiserem e serem felizes dessa forma", disse bastante emocionada.
Passado o episódio de transfobia, a professora conta que ficou bastante abalada e buscou apoio psicológico, marcando encontros semanais com uma profissional. Ela também relatou que registrou um Boletim de Ocorrência e está recebendo apoio de um centro LGBTQIAP+ da capital Fortaleza para também buscar seus direitos judicialmente com o apoio de uma advogada, com quem já se encontrou virtualmente.
A reportagem de Marie Claire entrou em contato com o estabelecimento Jacira Modas, mas não obteve retorno até essa publicação. O espaço permanece aberto para manifestações.
Sabrina Sato participou de um evento no Shopping Iguatemi, em São Paulo, no início da noite desta quinta-feira (9), mas quem roubou a cena foi sua filha, a pequena Zoe. Logo que chegou ao evento da Dolce&Gabbana, Sabrina estava posando para fotos, mas Zoe também resolveu mostrar seu lado modelo e roubou toda a atenção de quem estava presente no local.
"Hoje ele quis vir comigo e eu perguntei para o pessoal se podia e ela veio. Ela está de italiana hoje e roubando a cena", disse Sabrina com exclusividade à Marie Claire.
A apresentadora também revelou que Zoe sempre pede para ir juntos nos eventos e gravações, mas que acaba não sendo possível. "Eu cheguei e falei que hoje tinha um evento e ia trabalhar fora, aí ela já disse na hora que queria ir junto. Todo dia quando estou me arrumando para gravar ela pede para ir junto e eu não levo, mas hoje deu certo".
Além de Zoe, Sabrina também estava acompanhada de sua mãe, Kika Sato. O evento em questão é o Blu Mediterrâneo Dolce&Gabbana, inspirado na tradição cerâmica secular da antiga Caltagirone Maiolica em tons de branco e azul.
Uma das grandes apostas de maquaigem da NARS dos útltimos tempos, a base Light Reflecting já chega ao Brasil cheia de empatia. Das 36 cores lançadas mundialmente, 34 desembaracaram por aqui, agradando em cheio o coração carente das beauty lovers que buscam diversidade de tons.
Esse foi um dos motivos que deixou a editora de beleza Paola Deodoro curiosa pela chegada do produto. "Já tinha lido que essa estreia mundial surpreendeu não só pelo volume de tons, mas pela combinação certeira de subtons, cobrindo as diferenças de nuances da grande maioria dos consumidores. Por isso fui ao lançamento com muita expectativa. E ainda fui surpreendida", confessa a expert.
Para além da gama ampla de cores, o produto ainda reserva mais surpresas. "Depois de ficar muito satisfeita com o meu tom, que é o Manaus, ainda fui surpreendida pela experiência. Utilizando toda a expertise que a marca desenvolveu para lançar a linha de skincare, a base ganhou propriedades hidratantes, com um toque sequinho e aparência luminosa (sim, isso é verdade!), que ainda uniformizam a cor e disfarçam imperfeições sem precisar fazer uma cobertura muito pesada.
Como o nome anuncia, ela tem propriedades reflexivas, que absorvem e refletem a luz, deixando a pele com uma aparência um pouco difusa. Isso ainda faz com que o tom se adapte, o que na indústria da beleza se chama de color correction (correção da cor). Ou seja, o tom não precisa ser exatamente igual ao seu porque ela faz ajustes no contato com a pele. Se for uma cor aproximada, o resultado já vai ficar invisível. Tanto que a minha cor é a Manaus. que é Deep 1 - mas testei também a Macao, que é Medium Deep 4, e não deu diferença de cor. Só ficou um pouco menos luminosa. Amei de verdade. Ela não é barata, mas está exatamente na mesma média das bases de alta performance do mercado. E ainda rende bastante. Vale muito o investimento".
"Eu tinha 18 anos e fazia jornalismo na PUC do Rio quando meu pai foi transferido para a Bélgica. Como gostava de pintar, o momento parecia perfeito para mergulhar nesse universo. Assim, me inscrevi numa escola de artes em Lausanne, na Suíça. Era a primeira vez que ficaria sozinha, por conta própria. O ano era 1958.
Cheguei ao Instituto Athenaeum e imediatamente fui à secretaria me apresentar. Notei um rapaz na sala que não parava de me olhar. De rabo de olho, vi que era um loiro, bonitão. Gostei. Depois disso, sorríamos um para um outro sempre que cruzávamos nos corredores. Até que tomei coragem e chamei o moço para um café depois da aula.
Raymond era suíço de Neuchâtel, tinha acabado de completar 19 anos e cursava arquitetura. Nesse primeiro encontro, falamos sobre a minha viagem, o Brasil, arte e música. Ele me perguntou se poderia me chamar de Mitsouko, que era o perfume da Guerlain que eu usava na época. Claro que sim.
O passeio virou nossa rotina nas duas semanas que se seguiram. Todos os dias, ele me esperava na porta da classe e, de mãos dadas, descíamos as ladeiras da cidade. Tomávamos um café, ele me levava para a pensão onde eu morava e pegava o trem de volta para casa. Sem tempo a perder, resolvi fazer logo o teste do beijo. Roubei um selinho dele enquanto nos despedíamos. Uma delícia.
Durante seis meses, vivi um sonho. Passar os dias fazendo arte com aquele homem ao lado era tudo o que eu podia querer. Diferentemente da que havia deixado no Brasil, nossa relação não tinha joguinhos, era perfeita. Ele era romântico, atencioso. Um lorde. Mas a comissão brasileira da qual meu pai fazia parte estava voltando ao Brasil e eu precisava acordar. Raymond faria o serviço militar no ano seguinte, não poderia pensar em sair da Suíça tão cedo. E eu, não tinha como manter a vida cara da Europa.
Nunca vou me esquecer do dia em que Raymond me deixou na estação. Parecia cena de filme. O trem seguindo, e eu vendo sua imagem diminuir de tamanho até sumir de vez. No começo, eu escrevia para ele toda semana. Mandava fotos, desenhos. Mas as cartas demoravam a chegar, isso quando chegavam. Comecei a ficar deprimida. Só pensava em trabalhar para poder comprar uma passagem para a Suíça. Como tudo que sabia fazer era falar francês e inglês, fui fazer um curso de datilografia. Três meses depois, consegui um emprego de secretária tradutora, e me matriculei no curso de artes plásticas do Instituto de Belas Artes.
Nunca vou me esquecer do dia em que Raymond me deixou na estação. Parecia cena de filme. O trem seguindo, e eu vendo sua imagem diminuir de tamanho até sumir de vez
Minha comunicação com Raymond estava cada vez mais espaçada. Sentia falta de uma atitude dele, de dizer ‘estou indo para o Brasil!’. Precisava ter algum sinal de que ficaríamos juntos outra vez. Foi quando reencontrei Samuel, velho amigo do grupo de escoteiros, que conhecia desde os 15 anos. Ele estava noivo, mas declarou seu amor e começamos então a namorar. Meu pai me fez terminar com Raymond por carta. E nunca mais tivemos notícias um do outro.
Aos 22 anos, me casei com Samuel. Logo nos mudamos para São Paulo, e tivemos três filhos: Carlos, Luis e Isabela. Éramos muito amigos, companheiros. Mas depois de 16 anos nossas diferenças começaram a aparecer. Ele havia virado um grande homem de negócios, queria uma mulherzinha em casa fazendo biscoitos. E eu, era uma artista intelectual. A primeira coisa que fiz depois que entrei para a análise foi me separar.
Meses depois conheci Paulo. Ele era cunhado de uma amiga, também tinha três filhos e estava separado havia pouco tempo. Eu já estava com tudo pronto para voltar para o Rio, quando ele me falou: ‘Você não vai gostar de lá, as coisas mudaram muito’. ‘Então me peça para ficar’, retruquei. Paulo foi até a banca, comprou um jornal e começou a procurar um apartamento para morarmos juntos. O pedido de casamento veio depois de 40 dias. Criamos juntos nossas seis crianças. Dez anos depois, ele fugiu com a secretária e nunca mais apareceu.
Eu tinha 49 anos quando, definitivamente, tomei as rédeas da minha vida. Até então, havia mantido quase que uma vida paralela de artista plástica. Deixava os filhos na escola e ia para o ateliê, fazia exposições, estudava. Mas ainda não me sentia independente. O divisor de águas foi o curso de terapia artística que me transformou na profissional que sou. Naquele período, me dei conta de que não precisava mais de um marido, mas acabei reencontrando meu psicanalista, que havia me ajudado no meu primeiro divórcio, e resolvemos ficar juntos. Ele foi um professor, um mestre para mim. Ficamos juntos por 12 anos, até ele morrer.
Cansada dos homens, decidi focar na minha profissão, na minha família e nos meus netos. Brincava dizendo: ‘Se vocês me encontrarem lavando cueca e dobrando meia de homem, podem me internar, porque devo estar doida’. Não passava pela minha cabeça casar novamente.
Um belo dia, encontrei um envelope amarelo no meio das correspondências, na porta do ateliê. A princípio, achei que era propaganda eleitoral. Depois, vi que o o selo era da Suíça e pensei que era da minha melhor amiga, Stella, que mora lá. Demorei alguns minutos para abrí-lo. Quando o fiz, o choque: era de Raymond, o suíço com quem havia namorado 55 anos antes.
‘Colombier, 11 de maio de 2014. Em 1958, em Lausanne, tive a oportunidade de conhecer uma charmosa brasileira. Ela morava no número 2 da Av. Ruchonnet. Eu tinha o prazer de chamá-la pelo nome do delicioso perfume da Guerlain, que lhe caía tão bem: Mitsouko... Durante alguns meses ela frequentou a mesma escola que eu, o Instituto Athenaeum. Seu pai teve a honra de representar o Brasil na Exposição Universal de Bruxelas. Portanto, se meu nome e estas palavras têm algum significado para você, tenha a gentileza de me confirmar. Parece-me que esta poderia ser uma ocasião maravilhosa de simplesmente trocarmos algumas palavras, algumas memórias. P.S.: Lhe envio esta carta como quem lança uma garrafa ao mar!’.
Enquanto lia aquelas palavras, meu corpo tremia todo. Tinha a sensação de que ele iria se materializar na minha frente. Eu poderia esperar tudo, menos uma carta do Raymond. Durante todos aqueles anos, me perguntava o que teria sido de sua vida. Quando aprendi a mexer no computador, havia buscado por ele algumas vezes. Não podia ser verdade.
Nervosa, liguei para minha filha, Isabela, e em seguida para Stella. Não sabia o que fazer, o que pensar. Será que ele estava me procurando para algum encontro da escola de artes? O que ele queria comigo? Será que era algum stalker? Verdade é que aquele era o único homem que ainda mexia comigo.
Enquanto lia aquelas palavras, meu corpo tremia todo. Eu poderia esperar tudo, menos uma carta do Raymond
Isabela me convenceu a responder, argumentando que eu não tinha nada a perder. Eu tinha tanta vontade quanto medo. Mas tomei coragem. Depois de dois dias completamente perturbada, me sentei na frente do computador, olhei para o endereço de e-mail que constava no fim da carta e comecei a digitar. Estava nervosa demais para escrever qualquer coisa. Mas respirei fundo.
Comecei dizendo que, sim, a carta na garrafa havia chegado à praia certa. Depois, questionei o porquê daquele contato após 55 anos. No dia seguinte, recebi a resposta: ‘Porque nunca te esqueci!’. Meu coração disparou. Começamos a conversar virtualmente.
Raymond me contou que, casado uma única vez, por 40 anos, sua mulher tinha morrido de câncer havia alguns meses. E, arrumando as gavetas, tinha encontrado um isqueiro que eu havia dado de presente para ele em 1958, com uma foto minha, e resolveu me procurar. Para isso, foi até o Consulado de Genebra, na Suíça, que o aconselhou a checar as telelistas. Tentou primeiro a do Rio de Janeiro. Em seguida, a de São Paulo, onde eu morava. A sorte é que eu estava usando meu nome de solteira: Mary Porto. Ele então encontrou dois endereços e mandou a mesma carta amarela para ambos.
Ficamos o mês todo conversando por e-mail e Skype. Até que Raymond tomou a atitude que tanto havia desejado. ‘Vou à sua exposição’, disse. Tomei um susto danado. Como explicaria para minha família que um namorado do passado ficaria alguns dias em casa? A vida resolveu por mim: quando foi comprar os bilhetes, ele descobriu que seu passaporte estava vencido e renovar os documentos demoraria um bocado. Então, me ofereci para visitá-lo nas férias de julho. Ele adorou a ideia e disse que poderia me hospedar na casa dele, em um quarto separado, para me deixar confortável.
Isabela programou toda minha viagem sem dizer nada a ninguém. Uma semana antes de embarcar, no entanto, resolvi contar a novidade para meus outros filhos e netos, que acharam aquilo absurdo. Voei para a Suíça morrendo de medo. No avião, me pegava pensando na loucura que estava fazendo.
Cheguei ao aeroporto de Zurique e lá estava ele. Casaco preto de couro, cabelo branco… Bonitão, como sempre. Nos abraçamos longamente. Antes de dirigir duas horas para casa, paramos para comer e conversar. Dez dias depois, estávamos na cama e, como um raio, ele se levantou. Nu, sacou um anel e o colocou no meu dedo. Aos 74, eu me casava pela quarta vez.
Estamos juntos há oito anos, nos revezando entre o Brasil e a Suíça. Não fazemos planos para o futuro. Nosso combinado é viver o hoje, felizes e juntos. A essa altura da vida, entendi, com Raymond, que o amor não envelhece. Ao contrário, é a fonte da eterna juventude.”
A essa altura da vida, entendi, com Raymond, que o amor não envelhece. Ao contrário, é a fonte da eterna juventude
Encontrar equilíbrio e exatidão nos contrastes é um dos maiores desafios (e que leva ao maior apogeu) da maquiagem contemporânea. Acertar a intensidade dos brilhos e contrapor com novas texturas, criar escala de cores, estabelecer volumes... são esses os recursos que mais enriquecem o resultado final. Não à toa são as ferramentas utilizadas por Rafaella Crepaldi, maquiadora oficial da NARS, para mostrar as sugestões da temporada de maneira diversa.
Branco e cor
O branco furta-cor tem a importante missão de captar a luz do sol e trazê-la de volta para o make, iluminando o olhar em altas doses. O contraponto na pele de Camila ficou por conta do blush e do batom vermelhos vibrantes com textura sequinha. Enquanto o olho brilha, a boca e as bochechas colorem e absorvem a luz.
Grafismo bicolor
O azul cintilante e o rosa opaco se opõem nas cores, texturas e profundidades. Para a beleza de Ana, Rafaella criou linhas de delineado que se complementam a distância. O rosa bem rente aos cílios, que contorna o olho, amplifica o olhar. A risca azul no côncavo, na marca exata onde o olho se abre, se movimenta de acordo com a pálpebra móvel. Tudo finalizado com boca e blush em um tom acima do da pele, evitando novos contrastes.
Mar de azuis
O look de Gabe tem algo de etéreo, celestial. Tudo graças à combinação de azuis sobrepostos. “Usei o mais escuro na pálpebra inteira, inclusive na raiz dos cílios. O mais claro entrou para finalizar, iluminar e deixar o visual ainda mais romântico”, revela Rafaella. O make também ganhou camadas marcantes de máscara de cílios e o mesmo tom no blush e no batom: o clássico Orgasm, da NARS, que mistura rosa, pêssego e dourado.
Berinjela rosada
Em dois tons de rosa – um médio mais vibrante e outro bem clarinho, que dá luz ao centro da pálpebra –, o olhar de Inaê tem um resultado cremoso. Nada óbvia, a iluminação se revela nos olhares. A boca cria um contraste na cartela com uma cor profunda muito pigmentada, finalizada com um efeito glossy de textura altamente reflexiva.
Doses duplas
O verde do olhar de Luany surge em ondas: do escuro, que garante a profundidade do olhar, ao mais claro, que vibra, projeta e ilumina. Apesar do contraste intenso, os dois tons se complementam – é como se um fosse a partícula mais clara do outro. “Também usamos dois tons de blush: o cobre marcou os contornos e o laranja iluminou”, explica Rafaella.
Opaco vibrante
Aqui, o foco são os lábios. “Aberto e neutro, nem muito quente nem muito frio, o Don’t Stop é um dos tons de vermelho que considero dos mais lindos”, conta a maquiadora. O batom líquido e matte deixa o tom ainda mais vibrante. Para complementar o look de Rosa, o olho acobreado é todo esfumado e ganha mais força com um tom de vinho na raiz dos cílios que garante a profundidade do olhar.
Pele
Mas antes de abrir seu arsenal de cores e texturas, Rafaella lembra que um dos passos mais importantes é a construção da pele, para que todas as nuances possam ser percebidas. "Eu criei uma pele com luminosidade natural, para que as cores pudessem se revelar livremente. Em todas as makes eu usei a base Light Reflecting, que acabou de chegar no Brasil, e que também dá esse efeito de tratamento, de hidratação. E ela ainda tem uma cartela extensa de tons, o que é muito importante para um casting diverso como esse", revela a especialista.