Mesmo tendo que ficar em cima de salto - às vezes - traiçoeiros nas passarelas, as tops e new faces ainda apostam nos modelos "nas alturas" para virem ao trabalho e correrem de um backstage de desfile para o outro.
Marie Claire conversou com algumas modelos durante o Fashion Rio verão 2014 e descobriu o truque de cada uma delas para manter a postura e o equilibrio na hora de desfilar e também no dia a dia.
PRATICAR É TUDO
A top Cris Hermann, 23, que abriu e fechou o desfile da Céline na última temporada da fashion week de Paris (a de invenro 2013-2014), diz que não existe truque, mas sim a prática. "Não tenho nenhum segredo, acho que o lance é andar mesmo, se acostumar, praticar", diz a modelo que trabalha há oito anos na profissão.
HAJA EQUILIBRIO
Se você acha difícil ficar em cima do salto medindo, por exemplo, 1,63m e calçando 36, imagine tendo 1,78m e usando sapatos 37. Pois este é o perfil da top Lovani Pinnow, de 23 anos, há seis na desfilando. "Eu sou muito desiquilibrada, afinal meus pés são muito pequenos para sustentar a minha altura", diz. Seu truque é aquele usado por outras colegas. "Tento sempre pisar direto com a frente do pé, apoiando a planta, assim me sinto mais segura", revela.
TREINE EM CASA
Mariana Codebella, 25, diz que na passarela seu truque é "dar uma andadinha" com o sapato antes de entrar na boca de cena. "Eu sempre caminho com o sapato que vou usar no backstage, antes do desfile. Tenho bom equílibrio por causa dos anos que pratiquei balé, mas cada salto, é um salto diferente", diz. Se você comprar um modelo e tiver insegura antes de sair, siga o conselho dela: "Ande com o sapato antes, em casa, para se acostumar".
TUDO DEPENDE DO SAPATO
A modelo Jessica Pantano, 17, trabalha como modelo há pouco mais de um ano. Segundo ela, para cada sapato existe uma forma de caminhar. "Se ele tiver salto fino, é melhor pisar com a ponta do pé antes. Já com plataforma, prefiro me firmar com o calcanhar", afirma
CADA MODELO COM SEU TRUQUE
A new face Tainá Santos, 17, usa um truque contrário ao de Lovani. "Eu prefiro pisar sempre com o calcanhar para sentir a superfície", revela. Avessa ao salto no seu dia a dia, ela aposta nos modelos altos apenas durante desfiles e casting. "Na rua, eu uso rasteirinha e sapatilha", completa.