Em um mundo em que quase tudo pode ser feito via internet, até o cupido ganhou a sua versão eletrônica. Os aplicativos de relacionamento lançaram uma nova modalidade na hora de paquerar e, apesar de estarem disponíveis para download há algum tempo, só agora é que a maioria deles ficou mais pop entre o time dos solteiros
Se 2013 não rendeu muitas surpresas na área do amor, saiba que a tecnologia pode sim dar uma ajuda e deixar o seu finzinho do ano mais interessante. Selecionamos três aplicativos gratuitos e sigilosos para que você garanta, no mínimo, algumas conversas e um pouco de diversão.
CARDÁPIO DE PRETENDENTES
Não estranhe se, depois de entrar no Tinder, for a algum bar ou balada e achar que muita gente que está ali lhe parece conhecida: o app é um dos mais populares entre os solteiros de todos os tipos. Ao se cadastrar, o aplicativo puxa os dados do Facebook, como gênero, fotos, comunidades curtidas e amigos em comum e também detecta o lugar em que você está. Após escolher se deseja analisar perfis de homens ou mulheres e determinar a faixa etária, uma série de fotos, com o nome e a idade de indivíduos que estão próximos a você, surgirão na tela do computador para serem curtidas ou não. É como se fosse um cardápio de pretendentes. Se a curtida for recíproca, aparece "match" e uma opção de chat surge para uma conversa reservada. O legal é que o Tinder garante que houve interesse mútuo antes da conversa e não te denuncia para os caras que você curtiu, caso eles não tenham gostado de você.
VERSÃO MODERNA DA ENQUETE
Quem já passou dos 25 anos deve lembrar das enquetes, cadernos com infinitas perguntas sobre personalidade, estado civil e preferências, moda entre as adolescentes nas décadas de 80 e 90. O OkCupid a versão mais atual e eletrônica da enquete. Ao baixá-lo, é preciso responder uma série de questões bem específicas e engraçadinhas de temas que vão de sistemas políticos a depilação feminina. O app indica alguém que compartilhe opiniões bem parecidas e que esteja perto de você. Se não encontrar ninguém interessante, vale pela brincadeira e pelo autoconhecimento.
QUANTO MAIS QUENTE, MELHOR
Se o interesse for por um relacionamento mais casual e picante, o Down é o aplicativo certo. Chamado anteriormente de “Bang With Friends”, o app permite fazer uma seleção dos amigos do Facebook com quem você gostaria de ter uma noite de sexo. Caso uma dessas pessoas também tenha te selecionado, ambos recebem um e-mail avisando que foram marcados. E pronto: é só combinarem os detalhes do encontro. Se na sua lista de amigos não tiver ninguém que tenha a ver com você, é possível ajustar as configurações do Down para que o aplicativo lhe indique amigos de amigos – o que pode tonar tudo ainda mais interessante.