Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Destino Rio de Janeiro: um roteiro perfeito para passar o verão na cidade

$
0
0
AMBIENTE DA CAVE, BOATE NO PORÃO DE UM HOTEL EM COPACABANA (Foto: PATRICK GOMES)

É neste período do ano que o Rio de Janeiro fica ainda mais gostoso, quase irresistível: na medida em que o verão bate às portas, a cidade vai incorporando um charme extra às paisagens – se é que isso é possível. Entra em cena, em qualquer esquina, o espírito carpe diem dos cariocas, aquela sensação de que, uma vez cumpridas as tarefas cotidianas, é obrigatório se divertir, fazer amigos, curtir a vida. Sem confundir, claro, com a ideia de dolce far niente, porque no Rio a ordem é sempre se mexer, estar em movimento. A cada temporada, a cidade ganha novos bares, restaurantes, baladas. Pode ser uma festa de rua que acontece cada mês em um

Bairro diferente, ou pequenos eventos gourmet, em que o clima de paquera rola solto. Entre todos eles, entretanto, uma característica em comum: a informalidade. No Rio, ambientes muito sisudos ou cheios de pompa, de forma geral, tendem a não vingar. Marie Claire selecionou lugares que irão bombar neste verão: para fazer um pouco de tudo, desde beber e comer até sambar e cozinhar. São lugares recém-inaugurados, como o Volta, e outros mais antigos, como o Samba do Trabalhador (“descoberto” pela turma descolada há pouco). Todos eles possuem o mesmo denominador comum: um espírito genuinamente carioca.

SAMBA DO TRABALHADOR, NO ANDARAÍ (Foto: André Mantelli)

SAMBA DO TRABALHADOR
Quem nunca foi ao Samba do Trabalhador não conhece, de fato, a alma carioca. No Clube Renascença, na Zona Norte, o cantor e compositor Moacyr Luz comanda a roda de samba mais genuína da cidade – e tudo isso numa segunda-feira. Ali, ao redor dos músicos, a multidão de quase três mil pessoas é formada por uma miscelânea típica do Rio: descoladas da Zona Sul, patricinhas da Barra, sarados da Zona Norte, turistas de São Paulo, gringos europeus, malandros originais e genéricos. Em clima de azaração, com a cerveja supergelada no copo e o samba na ponta do pé e da língua, o começo da semana é sempre mais feliz no Renascença. Clube Renascença – Rua Barão de São Francisco, 54, Andaraí. 21-3253-2322. Toda segunda-feira, das 17h às 21h30.

QUER SABER ONDE VAI ACONTECER O PRÓXIMO BAILÃO DO CASTELO? ENTRE NA PÁGINA DELES NO FACEBOOK (Foto: Felipe Fittipaldi)

BAILÃO DO CASTELO
Para saber quando e onde vai ser o próximo evento é preciso buscar informações no Facebook, já que o Bailão roda pela cidade, uma vez por mês, e nunca no mesmo lugar. Mas, uma coisa é certa: será sempre em um espaço público – e esse é o charme da superfesta de black music que acaba de completar um ano. Pode rolar numa esquina qualquer do Centro ou numa quadra distante de um bairro residencial. “Vem gente de toda a cidade e nunca tivemos confusão. É uma energia grande, e pacífica”, conta o organizador e DJ Magoo. “Só indo para entender. Quem vem, sempre volta”. facebook.com.br/bailaodocastelo

CAVE É O NOVO LUGAR "QUERIDINHO" DOS CARIOCAS (Foto: SR2 FOTOGRAFIA)

CAVE
A boate no porão de um hotel em Copacabana – daí a palavra cave, “porão” em francês – é o novo clubinho de música eletrônica preferido dos cariocas. Recém-inaugurada, já tem entre habituées celebridades descoladas como o casal Alinne Moraes e Mauro Lima e o ex-jogador e festeiro Ronaldo. “Vem gente de todo tipo, povo da moda, da música, das artes. O legal da Cave é promover essa mistura”, conta James Cesari, um dos produtores. A lotação é de apenas 500 pessoas. Francisco Otaviano, 20, 21-2522-5663

ESCOBAR MARCA A VOLTA DO CHEF CHECHO GONZALES (Foto: FREDERICO DE SOUZA/ DIVULGAÇÃO)

ESCOBAR
A casa marca a volta ao Rio do chef Checho Gonzales, idealizador do Mercado Gourmet, badalada feira gastronômica em São Paulo. Trata-se de mais um ‘gastrobar’, palavra da moda que define lugares de ambiente descontraído e cardápio elaborado. O menu tem sotaque latino-americano: são tapas da Bolívia, Peru e Chile, ceviches criativos, como o de camarões com vieiras ao leite de coco, escaveches e tiraditos. E aos sábados, durante o longo verão, a célebre Mariscada criada por Checho. A carta de drinques e cervejas é extensa e foi elaborada pelo premiado mixologista Gustavo Stemler. Rua General San Martin, 359, Leblon. 21-2259-9482 e 21-2274-8871.

O HAMBÚRGUER DE THOMAS TROISGROS (Foto: BRUNO AGOSTINI)

RESERVA TT BURGER
Traçar o hambúrguer de Thomas Troisgros com as mãos no banco da árvore em frente à lanchonete já virou hit no Arpoador. A TT Burger, sociedade do filho de Claude Troigros e de Rony Meisler, da Reserva+, oferece só um tipo de hambúrguer – “do tamanho de uma refeição”, avisa Thomas – e os ingredientes são opcionais. “Me inspirei em Nova York, onde morei por dez anos”, diz o chef. O sanduíche é forte candidato a melhor do Rio: leva pão de batata-doce, 180 gramas de carne, picles de chuchu, queijo meia-cura, tomate, alface e molho. Em dia de praia, a fila é grande, mas cada minuto de espera vale a pena. E não deixe de provar o imperdível ketchup de goiaba. Rua Francisco Otaviano, 67, arpoador. tel. 21-2227-1192.

A COMUNA FICA EM BOTAFOGO (Foto: ELISA MENDES)

COMUNA
O nome é autoexplicativo: no Comuna, instalado em um casarão charmoso de Botafogo, qualquer um chega como quiser, entra e fica à vontade. Há shows, exposições, coworking, workshops, loja de roupas e um bar despojado com hambúrgueres inventivos e deliciosos. É um espaço coletivo, daqueles para chegar sozinho e sair cheio de amigos. “É comum ver pessoas tão descontraídas que tiram os sapatos e botam o pé pra cima. Leveza: esse é o espírito”, diz Gabriel Cabral, sócio da casa com três amigos de adolescência, todos entre 25 e 27 anos. Com uma grande área ao ar livre, o Comuna ferve ainda mais no verão, sobretudo nas noites de sexta e sábado. Rua Sorocaba, 585, Botafogo. 21-2225-0362.

A FEIRA DAS YABÁS (Foto: IMAGEFINISHING)

FEIRA DAS YABÁS
No bairro Oswaldo Cruz, na zona norte do Rio, os versos “são casas simples com cadeiras na calçada”, da canção Gente Humilde (de Chico Buarque e Vinicius de Moraes), parecem fazer todo o sentido. O melhor programa para conhecer o bairro do subúrbio é a Feira das Yabás. Numa pequena praça, perto da quadra da Portela, barracas de comidas brasileiras rodeiam um palco onde se apresentam grandes nomes do samba carioca: Teresa Cristina, Dona Ivone Lara, Casuarina e Monarco, entre outros. Praça Paulo da Portela. Todo segundo domingo do mês, das 13h às 20h.

O NOVO RESTAURANTE MAUÁ (Foto: MORENA WYLER)

MAUÁ
A vista desse novo restaurante é o talk of the town: do terraço do Museu de Arte Moderna, se vêem os guindastes do Porto Maravilha, projeto ambicioso de transformação da zona portuária. Ter uma provinha de como ficará o Rio nas Olimpíadas de 2016 e visitar o museu é um programa de verão delicioso. Ainda mais com a comida inventiva do chef baiano Marcones Deus. Ele faz o que chama de “cozinha brasileira afetiva”, com ingredientes regionais como tamarindo, quiabo e castanhas. Destaque para a Língua ao vinho tinto com crocante de cebola roxa e arroz de palmito. Museu de Arte do Rio – Mar – Praça Mauá, 5. 21-3031-2819

DE PIEMONTE PARA O RIO DE JANEIRO (Foto: Alexander Landau)

VENCHI
A marca de sorvetes e chocolates nascida em 1878, no Piemonte, é uma verdadeira grife gourmet italiana. Para manter os sabores tradicionais, produz alguns gelatos com ingredientes importados, como as avelãs do Piemonte e o pistache do Sul da Itália, mas leite e frutas são nacionais (o que deixa o produto fresquíssimo). O Brasil é o primeiro e único país em que a Venchi tem o sorvete de açaí. São vinte sabores, todos feitos diariamente na loja. Rua Dias Ferreira, 217, Loja A, Leblon. 21-3596-5170.

VOLTA TEM UMA PEGADA RETRÔ (Foto: SELMY ASSUDA)

VOLTA
O ambiente, por si só, já enche os olhos: o décor tem uma pegada retrô, com móveis dos anos 50 como mesas de fórmica e banquetas com pés palito e em tons pastel.Oprojeto de iluminação é assinado pelo badalado designer carioca Maneco Quinderé. A gastronomia tem criações comfort food do chef Fernando Pavan, com referências aos cadernos de receitas das vovós (há páginas de bloquinhos antigos na parede do restaurante). Instalada numa rua bucólica do Jardim Botânico, a casa propõe um resgate do passado gastronômico nacional, com releituras de clássicos como estrogonofe e salpicão. Rua Visconde de Carandaí, 5, Jardim Botânico. 21-3204-5406.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965