Quantcast
Channel: Marie Claire
Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965

Como funciona o Oscar? Confira o passo a passo da premiação

$
0
0
Esquema de segurança pesado para levar uma estrela - e seu look - até o Oscar (Foto: Getty)


 

Próximo do Oscar de 2020, que acontece neste domingo (9), uma pergunta surgiu em nossa cabeça: como o Oscar funciona? Sintimos que toda vez que assistimos à cerimônia (assim, uma vez por ano), temos que refrescar nossa memória sobre o que está acontecendo com essa situação de "votação".

Por isso, fizemos uma cartilha útil para você entender todo o processo da nomeação, seleção e votação. Confira:

O processo de nomeação
Esta parte é a mais complexa. Existem 24 categorias disponíveis e aproximadamente 6.000 membros da Academia que normalmente pertencem a um "ramo" do setor. Um exemplo: Gwyneth Paltrow entrou em cena como atriz, então esse é o ramo dela. Cada membro pode estar apenas em um ramo - ator, editor de filmes etc. - e pode votar apenas em outras pessoas também nessa especialidade (por exemplo, outros atores, outros editores de filmes), de acordo com o site da Academia . A exceção é a categoria Melhor Filme.

Depois que um filme é elegível para indicação, o que significa que ele é exibido no cinema de Los Angeles por uma semana e tem mais de 40 minutos de duração (exceto o curta), os membros selecionam as cinco principais escolhas e são instruídos a "seguir seus corações". Sentimos que isso poderia ser interpretado de várias maneiras, mas, tudo bem.

A seleção
Também complicado! Basicamente, existe uma fórmula que indica um número que é o requisito mínimo para um candidato a ser selecionado. Abaixo está a matemática exata, se você estiver curioso, de acordo com a People.

"O número mágico é calculado pegando o número total de cédulas recebidas para essa categoria e dividindo-as pelo número de possíveis candidatos mais um, e depois arredondando-o para o número inteiro mais próximo".

Está bem então. Seguindo em frente: Depois que um candidato chega a esse número especial, as cédulas restantes são redistribuídas em favor do segundo nome na cédula. Assim, uma vez que uma pessoa ou filme tem indicações suficientes, esse nome não é mais contado e as pessoas que estão contando passam para o próximo nome na lista dos cinco melhores do eleitor e iniciam o processo novamente (isso é chamado de votos redistribuídos). Isso se repete até que haja cinco indicados por categoria. Ufa.

O processo final
Nós provavelmente poderiamos escrever um livro inteiro sobre como o processo de votação costumava funcionar. Curiosidade: até 1950, se um candidato chegasse a três votos do vencedor, ele ou ela também vencia. Hoje em dia, o processo é mais simples. Cada membro da Academia pode votar em cada categoria, apenas uma vez, submetendo a cédula completa à Academia dentro de um certo período de tempo e jurando sigilo. Em seguida, os votos são computados e quem tiver mais vitórias, ganha. Simples!

Do começo ao fim, a empresa de contabilidade PriceWaterhouseCoopers passa sete dias contando os votos - cada um é contado à mão, e o Oscar durante a maior parte de sua história usou cédulas de papel (embora isso esteja sendo eliminado).

Então, em conclusão, a coisa toda é um processo. E, além de tudo isso, mesmo com todo esse trabalho de preparação e sigilo, às vezes pode acontecer um empate ou um erro ao distribuir o envelope errado. Como na situação de Moonlight e La La Land em 2017.

Via Marie Claire US


Viewing all articles
Browse latest Browse all 305965