As mulheres fazem de tudo para perder peso: diminuem a ingestão de calorias, leem os rótulos das embalagens dos produtos para descobrir se tem algum ingrediente proibido, praticam exercícios físicos regularmente etc. Então quando sabem de algo que garante uma barriga mais magra – em poucas semanas – elas decidem testar.
A moda do momento entre as celebridades é a cinta modeladora (como os espartilhos usados desde 1500) para afinar a cintura. A ideia é vestir a peça por um tempo todos os dias e, somente com o uso, o corpo irá se moldar. Em entrevista ao site Net-A-Porter, Jessica Alba contou que usou a cinta para perder o peso que ganhou na gravidez. Recentemente, a it-girl Kylie Jenner afirmou que está obcecada pela cinta depois de ver como suas irmãs Kim, Khloe e Kourtney Kardashian ficaram curvilíneas e disse que até mesmo melhora a postura.
Mas será que a cinta faz bem à saúde? Ao usá-la você esmaga os pulmões e costelas, dificultando a respiração. “Algumas mulheres desmaiam quando vestem a cinta por muito tempo”, afirma Christopher Ochner, especialista em perda de peso e nutrição, à Marie Claire americana. Se usar por muito tempo pode esmagar alguns órgãos, comprimir os pulmões e fraturar as costelas.
Além disso, o especialista garante que a cinta não funciona. “Você não consegue reduzir a gordura em uma área específica do corpo. Se você apertar a barriga, ela voltará para o lugar depois que tirar a cinta, independente de quanto tempo usar, e a gordura continuará lá”, explica Christopher. Sim, algumas pessoas usam a cinta modeladora e não tem nenhum dano, mas para ter uma real perda de peso é melhor investir em outra estratégia.