A lâmina de barbear é uma forma prática de remover os pelos da virilha. A Marie Claire americana consultou especialistas que deram dicas para evitar que os pelos encravem e que a região fique irritada e avermelhada. A seguir, confira!
1. ESCOLHA A LÂMINA CERTA
Certifique-se de que a lâmina de barbear esteja nova e afiada, o ideal é substituí-la a cada mês. “Lâminas sem corte não arrancam os pelos e pegam a pele, causando cortes. Já lâminas velhas estão mais propensas a espalhar bactérias”, diz Heidi Waldorf, diretor de laser e dermatologia cosmética no Hospital Mount Sinai, em Nova York. Ele indica um aparelho com mais de uma lâmina e flexível para deslizar com facilidade na virilha que é uma superfície irregular.
2. FIQUE ATENTA AO TEMPO
O ideal é fazer a depilação no fim do banho e não logo que você entrar em baixo do chuveiro ou na banheira.“É quando a pele e os pelos estão mais macios. O calor do vapor abre os folículos pilosos (onde nascem os pelos) e os torna mais maleáveis”, explica Ava Shamban, professora de Dermatologia da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles).
3. PREPARE A VIRILHA
Para evitar pelos encravados e irritação na pele é preciso ter alguns cuidados específicos antes de depilar. A expert dá uma sugestão: “antes de remover os pelos, esfolie a virilha com uma bucha e um sabonete de corpo hidratante por 20 segundos. Enxágue, depois passe seu condicionador de cabelo nos pelos para amolecê-los. Heidi sugere escovar os pelos com uma escova de dente dura (isso deve ser feito antes de entrar no banho, com a pele seca) na direção do crescimento para manter as pontas do pelo para cima e para fora da pele.”
4. CRIE UMA BARREIRA DE PROTEÇÃO
Aplique um creme de barbear, um óleo, um sabonete de corpo hidratante ou um condicionador de cabelo antes de passar a lâmina - apenas se certique de usar algo para proteger a pele! "É importante usar um produto que lubrifica para a lâmina deslizar com facilidade", explica Heide.
5. RASPE NA DIREÇÃO CERTA
Antes de tudo: se os seus pelos estão muito compridos, corte-os com uma tesoura de unha para garantir que eles não vão entupir sua lâmina. Depois, siga essas intruções: raspar contra o crescimento dos pelos terá um resultado mais eficaz, mas se a sua pele é sensível é melhor raspar na direção do crescimento. Você pode alternar movimentos longos e curtos para alcançar todos os pelos.
6. CUIDE DA PELE
Até aqui você já fez a parte mais difícil, mas ainda não acabou. Logo após raspar os pelos, aplique uma loção hidratante livre de corantes e fragrâncias. E caso tenha ficado com algum corte, Ava sugere aplicar uma pomada para evitar infecções. Ela também diz que é bom usar roupas largas por algumas horas após a depilação para evitar irritação da pele. Se tiver alguns pelos encravados, use um esfoliante.