Fada skatista... O apelido dado à maranhense Rayssa Leal, de 7 anos, não poderia ser outro. Com um talento impressionante, ela voa sobre as quatro rodas e encanta com tanta habilidade. De fala tímida, a pequena esportista resume toda a repercussão vinda das redes sociais com uma única palavra: “Feliz!”. E não dava para ser diferente. Nesta quarta-feira (09), um vídeo (veja abaixo) em que ela aparece executando com perfeição um giro sobre o skate atingiu, no Facebook, 5 milhões de visualizações em poucas horas e mais de 60 mil compartilhamentos de todos os cantos do mundo. Até o campeão mundial da modalidade vertical Tony Hawk postou as manobras da garotinha em suas páginas.
O cenário era simples, uma escadaria do Centro da cidade de Imperatriz, sudoeste maranhense. E Rayssa precisou de apenas duas tentativas para acertar, na terceira, a manobra conhecida como “heelflip”, que consiste em tirar o objeto do chão e girá-lo por completo no ar. Para completar o feito em grande estilo, a menina vestia uma fantasia azul com asas de fada. “Foi minha avó que fez”, conta orgulhosa.
“Ela participou do desfile de 7 de setembro organizado pela escola e, no fim, a galera do skate combinou de se encontrar para brincar um pouco na praça. Aproveitei para levar só o tênis na bolsa”, contou a mãe Lilian Leal em entrevista à Marie Claire. “Não imaginávamos que fosse repercutir tanto. Ficamos muito surpresos e felizes.”
Apaixonada por esportes desde pequenininha, Rayssa ganhou o primeiro skate quando completou 6 anos. Desde então se tornou frequentadora assídua das pistas da cidade natal e, segundo a mãe, aprendeu praticamente tudo sozinha. “Ela vê muito vídeo na internet e, quando chega na pista, quer fazer igual”, conta. Foi desta maneira também que ela tomou conhecimento da skatista brasileira Leticia Bufoni, sua maior inspiração.
E o maior sonho? “Quero ser profissional!” Mas enquanto isso, ela aproveita para dividir a pracinha com mais três amigas amadoras e inúmeros meninos, com quem disputa as manobras mais difíceis. “Eles me ensinam as coisas que ainda não aprendi. E quanto eu já sei, ensino eles”, afirma.
Os títulos já começam a chegar. Rayssa é Campeã Brasileira de Skate Street, na categoria mirim. “Ganhei vários prêmios. Eu treino muito para conseguir”, acrescenta ela. E a repercussão recente na web tem sido vista como uma espécie de nova conquista. “Tem gente pedindo pra tirar foto comigo. Só autógrafo que não dei ainda”, comenta esperançosa. O único lamento é pela falta de recursos e patrocínio.
Apesar de praticar com frequência, ela garante que o skate não atrapalha os estudos. “Consigo dividir a escola com ele. Estudo de manhã e vou pra praça de tarde”, conta. E quando sobra tempo, aproveita ainda para jogar futebol, ping-pong e vôlei, suas outras paixões ao lado de... Frozen. Afinal, assim como a princesa Anna, o que não falta a Rayssa é destemor para alcançar os objetivos.