Prevista para estrear no começo de setembro, a próxima novela global das 6, “Joia Rara” já está gerando burburinhos na imprensa, principalmente por conta das belas atrizes que integrarão o núcleo de um famoso cabaré. Entre elas está Luiza Valdetaro, que interpretará Hilda, uma jovem rica aspirante a cantora. Para realizar seu sonho terá que enfrentar a fúria e as regras de José de Abreu, que viverá Ernest, seu pai: “Hilda será do tipo que diz que vai à aula de alemão, mas na verdade vai fazer aula de canto, em um cortiço. É lá que descobre um mundo diferente do seu e começará a trabalhar no cabaré. Mas tudo de uma forma bem alegre e divertida”, contou Luiza com exclusividade à Marie Claire.
Além de revelar algumas características de sua nova personagem, Luiza falou sobre a vontade de interpretar uma vilã e das transformações que ocorreram em sua vida após descobrir que sua filha Malu, de 5 anos, estava com leucemia: “mudou demais!”.
ETERNA MOCINHA
Hilda pertencerá a uma família aristocrata, riquíssima, dona de uma fábrica de joias e que viverá cercada pelo pai. Não é preciso reunir mais características para perceber que a nova personagem de Luiza será, de novo, uma mocinha. “Ela é diferente das minhas personagens anteriores porque é alegre, não é vítima da situação que vive”, explica. E não é porque interpretará novamente uma boa moça que a vontade de incluir no currículo uma mulher do mal foi engavetada: “Quase fiz uma “mazinha” dessa vez, até participei dos testes. Queria muito, mas estou feliz com a Hilda, apaixonada por sua história. A Amora Mautner já avisou que minha vilã está a caminho, mas não estou ansiosa. Vou começar a pensar nisso somente quando estiver me despedindo de “Joia Rara””,
SENSUALIDADE BEM-VINDA
As gravações da novela ainda estão no início e, por isso, Luiza não sabe como se comportará Hilda assim que começar a trabalhar no cabaré: “a transformação só acontecerá na segunda parte da trama (“Joia Rara” será dividida em duas fases: os primeiros 15 capítulos se passarão em 1934, os demais, dez anos depois) e não chegamos lá ainda. Adoraria se ela conseguisse desabrochar quando fosse trabalhar no cabaré, que transitasse do canto para a dança. Seria incrível se ela pudesse ser mais sensual. Mas essa construção da personagem, na verdade, é um bem bolado da minha intenção, com a direção da Amora e o texto das autoras. Então, temos que esperar”, diz Luiza. Caso Hilda parta para o caminho da sensualidade, Luiza está mais do que preparada: “todo ator usa a si e suas experiências para levar para o personagem. E é claro que tenho também meu lado mais sexy. Tem oportunidade pra tudo nessa vida”, afirma, entre gargalhadas.
BELEZA NATURAL
Para viver Hilda, Luiza afirma que não precisou mudar nada de seu visual: “emagreci um pouco, mas não foi por causa da personagem. Tenho seguido uma rotina saudável de alimentação e exercícios e essa combinação fez com que perdesse alguns quilos. Também não precisei platinar os cabelos, como as atrizes que trabalharão no cabaré. Pelo menos por enquanto, né!?”, brinca. Misteriosa, a atriz apenas disse que Hilda usará fios ondulados e que a construção de sua imagem será feita a partir do figurino: “Será uma novela de época, então as peças são bem cheias de detalhes”, conta.
PÉ NO CHÃO
Aos 28 anos, Luiza conta que não há um grande sonho que queria realizar: “o meu ideal de vida é ter plenitude e ser feliz. É claro que a gente faz planos, mas aceitar as coisas que vêm com alegria é fundamental para evitar as frustrações. Tenho tudo que sempre quis: um casamento feliz, uma filha linda, a profissão que amo e muitos amigos. Acho que meu grande sonho é não dar um passo maior que a perna. Já tive que dar um para trás para conseguir dar dois para frente. Tudo é construção”, diz.
TRANSFORMAÇÕES NA VIDA
No início de 2012, Luiza descobriu que sua filha, Malu, de 5 anos, tinha leucemia. Curada, a menina agora faz apenas manutenção do tratamento. Depois de toda a turbulência, Luiza respira aliviada e revela como a doença a transformou: “todas as situações que nos são entregues, fazem com que a gente amadureça de alguma forma. E esse é o lado bom das coisas. A nossa vida mudou demais, é inevitável numa condição como essa. Mas se antes já éramos unidos, ficamos muito mais. E a Malu sentiu essa diferença. Depois de tudo que passamos, aceito com facilidade o que a vida oferece e não me frustro com coisas pequenas. Essa lição é para sempre”.