O vestido é sem dúvida uma das grandes estrelas de um casamento. E quando se trata de uma cerimônia da realeza, ele ganha ainda mais destaque. Pensando nisso, o ilustrador Zalando decidiu recriar os principais modelitos já usados por princesas e rainhas nos últimos 100 anos. Dos mais elegantes aos mais extravagantes, todos foram retratados com sua riqueza de detalhes.
De Grace Kelly a Princesa Diana, passando por Kate Middleton e Rainha Elizabeth II, no total subiram ao altar 34 modelos supericônicos. O primeiro da lista foi usado pela Rainha-mãe Elizabeth Bowes-Lyon, em 1923. A escolha do modelo foi feita só um mês antes da cerimônia.
O vestido eleito carregava algumas tendências dos anos 20, como drapeado no colo e silhueta reta. “A única tendência que Elizabeth não seguiu foi a superstição de que usar verde no casamento traz má sorte – ela decidiu adornar o vestido com um tule verde”, escreveu o artista na descrição. Depois dela, a lista só cresceu.
Seguindo pelas décadas, é possível notar a imensa influência que um vestido de noiva pode exercer sobre a silhueta do momento – o prêmio de trendsetter vai para o modelo 80’s usado pela Princesa Diana, que arrastou um véu de 7,62m, o maior da história. Naquela época, a máxima “mais é mais” ditava as regras. Mas com o passar do tempom os modelitos foram ficando mais simples.
Confira na galeria a linha do tempo completa...