Saber maquiar-se é uma arte e, muitas vezes, pesar a mão ou cometer falhas pode dar a aparência de alguns anos a mais, em vez de rejuvenescer. Para não deixar que o batom ou o rímel se convertam em inimigos na hora de dar um up no visual, a Marie Claire mexicana elegeu alguns dos erros mais comuns para você corrigir agora mesmo.
Se a ideia é parecer mais jovem, fuja de cores como bordô, roxo ou chocolate nos lábios. Aposte em tons naturais, como os rosas e pêssegos, que dão um ar mais fresco e jovial.
Escolher um tom de base errado, seja mais escuro ou mais claro do que a sua pele, é um dos erros mais comuns. Com isso, o pó que deveria disfarçar algumas imperfeições da pele, passa a realçar rugas e marcas de expressão.
Cuidado com o excesso de sombra! O principal problema é fazer parecer que sua pálpebra está pesada. Os tons escuros, por outro lado, embora sejam um dos preferidos, podem deixar seu olhar mais sério e carregado. Use-os em ocasiões mais raras, como festas. No dia a dia, o melhor é apostar nos nudes.
Ao aplicar o corretor no contorno dos olhos, tome cuidado para espalhá-lo bem. Do contrário, o excesso pode se acumular entre pequenas marcas na pele destacando, em vez de disfarçar, as linhas de expressão.
O volume das maçãs do rosto diminuem à medida que envelhecemos. Para realçá-los sem exageros, fuja de cores como vinho e tons mais escuros e prefira os neutros e alegres.
Ao contrário do que muita gente pensa, aplicar uma máscara expessa de rímel nos cílios inferiores só vai destacar as olheiras. O melhor é delinear a linha da pálpebra superior, realçando e dando a impressão de aumentar o olhar.