Um novo tratamento de pele promete substituir o uso do botox ou ser, pelo menos, uma alternativa no combate a rugas e marcas de expressão. A conotoxina, desenvolvida em laboratório, se assemelha ao veneno do caracol marinho do gênero conus, que paralisa o músculo dos seus predadores.
"Os caracóis das margens do sudoeste da Austrália possuem um veneno que paralisa seus inimigos e fontes de alimentos", explicou o expert em cosméticos Jules Zecchino ao site Byrdie. "Nós não usamos do veneno desses caracóis", destacou.
Patenteado com o nome de Erasa XEP-30, o produto, que ainda não chegou ao mercado nacional, funciona como uma espécie de sérum anti-rugas. "As conotoxinas fazem com que as células nervosas parem de se comunicar entre si, ajudando os músculos a relaxarem sem um efeito anestésico", disse o expert Peter Thomas Roth.
Com aplicação tópica, a substância permite à pele se regenerar dos danos acumulados pela idade, mas seus benefícios a longo prazo ainda não puderam ser comprovados em estudos clínicos.