Um vídeo criado pelo serviço de streaming Spotify para uma campanha desenvolvida junto com Fundação Starkey Hearing, mostra o momento emocionante que três adultos ouvem a voz de seus familiares pela primeira vez.
O vídeo, de quatro minutos, apresenta os três deficientes auditivos, que vivem em Puerto Princesa, uma das regiões mais pobres das Filipinas, em situações do cotidiano, antes de receberem os aparelhos que os farão ouvir os primeiros sons. Assista:
Eugene, um jovem de 28 anos, é motorista de tuk-tuk, popular meio de transporte em países orientais usado como táxi. Após ter tido uma febre alta quando criança, ele conta, a mãe lhe deu um banho gelado para salvar sua vida, mas o garoto perdeu a audição.
“Eugene é um presente de Deus. Ele está sempre tentando ajudar os outros”, diz a mãe em uma das cenas. O jovem coloca música alta no seu tuk-tuk para chamar a atenção dos passageiros, mas diz nunca ter ouvido uma canção.
Isagani, 59, é pai de três jovens músicos e diz que o aparelho auditivo vai ajudá-lo a ouvi-los tocar pela primeira vez. Ele é o diretor de uma escola para crianças surdas, que a família o ajuda a administrar.
A adolescente Jessa Mae, 16, é filha de um pescador, que nunca ouviu o barulho do mar. “Todos os meus amigos amam música. Tenho certeza que vou adorar também”, diz ela no vídeo.
Ao ouvir a voz da mãe pela primeira vez, a jovem não contém a emoção. Eugene e Isagani, também com a ajuda de aparelhos, ouvem os familiares e reagem com um grande sorriso. A gravação mostra também os três realizando seus desejos: enquanto Jessa é mostrada no barco do pai, Isagani ouve os filhos tocarem e Eugene escuta, pela primeira vez, as músicas que usava para atrair os clientes.