Ela causou polêmica no mundo inteiro por ter se transformado numa verdadeira boneca da vida real. Isso através de intervenções estéticas e rituais de beleza com o objetivo de ser a mulher “mais perfeita da Internet” e uma cópia fiel da Barbie, pela qual tinha obsessão quando era criança. Valeria Lukyanova, de fato, conseguiu popularidade nas redes sociais: até o momento, são 780 mil seguidores no Twitter e a página no Facebook já passa dos 880 mil fãs. Além da fama na web, a ucraniana de 23 anos ganhou também um documentário sobre sua vida.
O cinegrafista da revista britânica "Vice", Will Fairman, viajou até o país para acompanhar, de perto, um pouco da rotina de Valeria e contá-la em vídeo. “Eu a segui e descobri que ela dá palestras sobre espiritualidade. Valeria acredita ser de outro planeta. Acha que é de Vênus, mas não tem certeza. Afirma que de onde veio, só existe ‘amor e alegria’ entre as pessoas. Ela realmente acredita que veio de outro mundo”, disse Fairman em entrevista ao jornal britânico “Daily Mail”.
O videomaker contou também que durante as gravações, Valeria e o marido, que trabalha como seu empresário, passam o tempo todo discutindo coisas como teorias de vida antes do surgimento do planeta Terra.
A reação das pessoas ao vê-la também é assunto entre eles. “A mídia só foca na negatividade, em mostrar o lado ruim e os defeitos das pessoas. Há comunidades na Internet que compartilham fotos ruins sobre mim e falam com ódio sobre meu trabalho”, explica no documentário.
A Barbie da vida real afirmou também que já fez terapia – atualmente não faz mais! – por ouvir vozes em sua cabeça. “Não tinha sossego, estava sempre escutando e vendo coisas".
Segundo Will, a ucraniana é fisicamente deslumbrante. “Quando as câmeras desligam, ela não acende um cigarro e relaxa. Esse jeito majestoso dela é natural. Valeria é obcecada com a imagem e o ângulo mais perfeito da foto”, contou ele. Em entrevista a um jornal russo, a ucraniana já afirmou que consome somente água, suco de melão e framboesa e que seu objetivo é viver apenas de luz solar. Tudo para garantir a silhueta de 45 kg e, segundo ela, ter “práticas espirituais mais profundas”.