Pessoas que já foram submetidas à cirurgias ortopédicas, que sofrem com dores nas articulações, que possuem doenças cardiovasculares, neurológicas ou com outros problemas de saúde, devem sempre procurar o aconselhamento médico antes de ir para a academia, indicou o site "Mind Body Green".
Nunca é demais salientar a importância do aconselhamento profissional para aprender a técnica apropriada de cada exercício. Não há substituto para a opinião de um profissional quando se trata de evitar lesões.
Fazer alongamento e seguir para uma atividade aeróbica é uma ótima maneira de evitar lesões durante os exercícios mais pesados. Assim você melhora a circulação de sangue e reduz a tensão das partes do corpo que irá treinar.
Quando feito corretamente, o exercício físico pode reduzir problemas ortopédicos, mas o excesso de musculação, por exemplo, é um dos culpados pelas lesões mais comuns. É necessário um tempo de descanso entre as séries para prevenir distorções. Um especialista em fitness da academia pode ajudá-la a desenvolver um programa ideal para evitar o chamado overtraining.
Em geral, as dores após o exercício físico não são um motivo de preocupação, pois elas desaparecem em pouco tempo. Porém, outras são resultado de uma pequena lesão provocada pelo excesso de atividade física, portanto observe e pare de treinar se for o caso.
Avaliar a forma com que você está fazendo o exercício pode fazer toda a diferença para evitar dor e possíveis distensões. O posicionamento de seu corpo durante os movimentos pode ser a causa do problema, por isso é tão importante ter o acompanhamento de um profissional ao malhar na academia.
Se a dor for severa demais e não sumir com o repouso e com a mudança de posição, ou estiver relacionada com certos movimentos, procure um médico para receber o tratamento mais adequado.