Sinal vermelho que deve ser observado por quem quer se casar, o vício é qualquer comportamento que a pessoa não consegue evitar, mas que prejudica seu trabalho, sua saúde e seus relacionamentos. Enquanto álcool, drogas, jogos de azar, pornografia e sexo são mais fáceis de se identificar, outros são mais sutis, como uso do celular e redes sociais.
De acordo com Carolyn Byrne, advogada especializada em casamentos e Aimee Hartstein, terapeuta de casais, estes são novos problemas modernos que provocam desentendimentos. Ao site "Mind Body Green", elas contaram como desconfiar se seu parceiro sofre de algum vício: ele nega a existência do problema, afirma que pode parar a qualquer momento, ou diz que o vício é culpa sua. Além disso, é preciso estar ciente que de 50% a 90% dos viciados sofrem alguma recaída após o período de recuperação, tornando a estabilidade do relacionamento ainda mais tênue.
Indivíduos saudáveis costumam ter relacionamentos duradouros em diferentes pontos em suas vidas, sejam com amigos, familiares ou colegas. São pessoas com as quais é possível praticar habilidades de comunicação, empatia, resolução de conflitos e de perdão. Além disso, amigos enriquecem a vida, diminuindo a dependência (e, em última instância, a infelicidade) do parceiro romântico.
Portanto, avalie se é o momento certo de se casar com alguém que nunca teve amigos, que tem apenas conhecidos ou que corta pessoas da sua vida. Nenhum desses fatores são bons sinais de que ele terá intimidade com você no matrimônio.
Uma pessoa que não acredita no amor de seu parceiro e que desconfia de seus colegas e amigos, afastará cada vez mais seu cônjuge, principalmente se invadir a privacidade ao mexer na bolsa, mochila, celular, etc.
O dinheiro é um dos maiores assassinos do relacionamento, por isso é importante falar abertamente sobre as finanças desde o início. Os dois estão alinhados em relação ao tema? Se não estiverem, é possível criar um plano para o futuro? Tome nota das dívidas do seu parceiro e avalie se ele ou ela tem planos realistas de saudá-las.
Ambos precisam ser capazes de assumir a responsabilidade por seu comportamento e maneira de se comunicar. Uma pessoa que está constantemente culpando o outro por todos os problemas tornará o casamento muito difícil. Qualquer relacionamento saudável precisa ter honestidade, comunicação e o compromisso para resolver os conflitos de forma conjunta.