Um estudo da revista de medicina "Annals of Neurology" descobriu que mulheres com mais de 65 anos que consumiram gorduras mais insaturadas (azeite, óleo de canola, óleo de amendoim, abacate e manteiga de amendoim) tiveram os melhores resultados dos testes cognição. Os óleos saudáveis também são cheios de vitamina E, um potente antioxidante que pode ajudar a proteger os neurônios e células nervosas.
Os ácidos graxos ômega-3, encontrados em certos peixes como sardinha e salmão, são muito bons para a saúde de várias formas, como muitos já sabem. Para reforçar a teoria, um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, reuniu voluntários entre 18 e 25 anos para uma pesquina na qual todos deviam tomar suplemento de ômega-3 por seis meses. Os resultados mostraram que todos perceberam uma melhora significativa na memória.
Alguns médicos dizem que uma taça de vinho de vez em quando faz bem para a saúde. Mas a bebida também beneficia a memória, segundo um estudo publicado no jornal "Scientific Reports". Em um teste com ratos de laboratório, descobriu-se que os animais que receberam resveratrol, um componente encontrado em determinadas uvas, melhoraram a aprendizagem espacial e a memória. Enquanto isso, os que não ingeriram a substância tiveram um declínio da capacidade de desenvolver novas memórias espaciais. O que isto significa? Basicamente que o resveratrol tem o poder de melhorar a sua memória e humor quando você está envelhecendo.
Como se fosse necessária mais uma desculpa para comer chocolate, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard concluiu que ao beber dois copos de chocolate quente por dia durante um mês é capaz de melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro em idosos. Além disso, a bebida aumenta a capacidade de memória.
As nozes contêm uma quantidade elevada de ácido alfa-linolênico que pode melhorar o fluxo de sangue e levar mais oxigênio ao cérebro. Além disso, um estudo apresentado em uma Conferência Internacional sobre o Alzheimer, mostrou que em ratos há uma melhora significativa de aprendizagem, memória, regulação emocional e coordenação motora quando as nozes são incluídas na dieta.