Serums, os produtos mais leves, devem ser os primeiros. Por dois motivos: porque são de fato os menos pesados e também são eles que “entregam” os ingredientes ativos de uma forma eficiente.
Vitamina C é um ingrediente que favorece todos os tipos de pele. “Dá viço, protege contra os danos do sol e promove a produção de colágeno”, diz a especialista em cosméticos Ni'Kita Wilson.
Você precisa de um pequeno intervalo entre a aplicação de cada produto."Inclua o cuidado da pele com o resto da rotina matinal. Por exemplo, aplique um produto, tome um café e, em seguida, use um segundo produto, depois, escove os dentes", ensina o dermatologista Fredric Brandt.
Hidratação é a chave para a rotina de beleza porque sela o serum na sua pele, o que pode deixá-los ainda mais eficientes. Não precisa ser um produto especial, um hidrante básico específico para o seu tipo de pele resolverá a questão.
Se sua pele está sensível, não hesite em aplicar primeiro um hidratante suave antes dos serums. O creme vai reduzir a potência dos serums, mas vão ajudar a diminuir a irritação.
Em doses mínimas e para quem tendência a ressecamento, o óleo pode deixar a pele radiante. Use em áreas secas depois do hidratante, já que o óleo pode penetrar no creme, mas não o contrário. Evite se você já estiver usando dois serums sob o hidratante ou você corre o risco de ficar muito oleosa.
Protetor solar é a última etapa. O produto fica sobre a pele, então, se usá-lo primeiro, vai impedir que os demais sejam absorvidos. Prefira um leve se a ideia é usar várias camadas de produtos.
Antes de dormir, a rotina de beleza deve ser encerrada com um creme a base de retinol. “Uso ácido retinóico sobre serum e hidratante, que ajuda a absorver melhor o anti-idade com menos irritação, diz o dermatologista Fredric Brandt.