USE O PAR DE TÊNIS IDEAL
Isso provavelmente não é uma novidade para você, mas usar um calçado confortável que se ajuste aos seus pés é a primeira lição para evitar dores no futuro. Portanto, antes de iniciar sua atividade física, visite uma loja de tênis de corrida e veja as melhores opções. "Correr é uma atividade repetitiva, por isso, se você não tem suporte nos lugares certos, você pode acabar com dor ou com uma lesão", disse o personal trainer Patrick Murphy, que já trabalhou com celebridades como Jennifer Lawrence e Olivia Wilde, para o site "Byrdie".
BUSQUE UM PARCEIRO
Ter alguém com quem correr junto irá mantê-la motivada e disposta para seguir com a atividade. Um parceiro com um pouco mais de experiência poderia te ajudar com algumas dicas úteis na hora de correr, mas "um parceiro em seu mesmo nível também pode ser benéfico com motivação e consistência", afirma Murphy. Para uma orientação mais especializada, você também pode procurar aulas de esteira que são oferecidas em algumas academias.
SEJA PACIENTE
Tenha paciência com seu desenvolvimento e não abuse do seu corpo. "Tentar ir muito rápido demais ou ou caminhar demais pode resultar prejuízos", alerta o personal. Ou seja, não ande como se estivesse vendo vitrines no shopping, mas não haja como uma profissional disputando a final de uma olimpíada.
ALIMENTE-SE ANTES
Não vá correr com o estômago vazio. "Eu sugiro comer uma fruta antes de uma corrida, como uma laranja ou uma maçã. São apenas cerca de 60 calorias, fácil de digerir, e vai lhe dar um bom impulso", recomenda Murphy. Proteínas magras e carboidratos ajudam. "Evite alimentos ricos em gordura antes de uma corrida, pois eles levam mais tempo para serem digeridos." O mesmo vale para depois da atividade. "Ouça seu corpo e descubra quais alimentos e bebidas funcionar melhor para você", disse Murphy.