A sexta temporada de "Mad Men" mal acabou (o último episódio foi exibido na segunda-feira, 15) e o HBO já se apressa para remediar a ausência que Don Draper fará entre as fãs brasileiras. Nesta sexta (19), o canal estreia a nova minissérie protagonizada pelo ator Jon Hamm, "Diário de um Jovem Médico".
O enredo não podia ser mais distante dos engravatados de Manhattan, mas o personagem de Hamm esbanja níveis de testosterona parecidíssimos ao do publicitário. Em "Diário", ele é um médico na Rússia de 1917, quando a famosa revolução eclode. Anos mais tarde, desgraçado pelo regime, passa a relembrar o início da sua prática ao reler o próprio diário.
Ao fazê-lo, divide a cena com a sua versão mais nova, interpretada por Daniel Radcliffe. Os diálogos entre o doutor jovem e o maduro são sarcásticos e a medicina exercida, muito precária. A produção é baseada nos contos do russo Mikhail Bulgakov, ele mesmo um jovem médico que precisou lutar contra a própria insegurança e as superstições do vilarejo Muryovo no início do século 20.
A história é boa e o formato é um alívio para quem vive saturado de compromissos televisivos. Afinal, se Don Draper vem exigindo fidelidade há seis longas (e deliciosas) temporadas, o Dr. Vladimir Bomgard quer apenas quatro episódios de atenção, o total da minissérie. A HBO vai apresentá-los de dois em dois, começando nesta sexta-feira (19), às 22h. Assistir sem contra-indicações.