Neste domingo (22), São Paulo ganhará um novo espaço de arte: a Casa Nova, que tem curadoria do galerista Adriano Casanova. Localizado no Jardim Paulista, o local abre suas portas ao público, pela primeira vez, para apresentar a exposição “Sobre São Paulo”, resultado de quatro anos de trabalho da artista Claudia Jaguaribe.
A mostra reúne registros feitos a partir de voos de helicóptero e subidas ao topo de diferentes edifícios, como o Martinelli, no Centro. “O tamanho de São Paulo é exorbitante, se perdem as fronteiras, e fotografar do ponto de vista do pedestre não fazia sentido”, explica a artista sobre a escolha do ponto de vista aéreo.
Através de montagens, o material fotográfico parece uma verdadeira panorâmica, reunida no livro que recebe o mesmo título da exposição. “Realizei junções, criando imagens que se estendem como se estivéssemos desenrolando um novelo de cidade emaranhada”, descreve Claudia.
Depois, a artista decidiu entrar na casa de habitantes da cidade para inverter a perspectiva. Visitou e fotografou mais de 60 moradias, desde coberturas luxuosas até espaços apertados. Os cliques foram condensadas no livro “EntreVistas”. A mostra também irá divulgar uma edição exclusiva, com unidades limitadas, reunindo as duas publicações da artista: o box “Sobre São Paulo/EntreVista”.
A exposição permanece em cartaz até o dia 14 de abril e, até lá, a casa conta com programação constante de eventos e mostras dentro e fora de seu espaço expositivo.