Uma australiana de apenas 18 anos se tornou conhecida no país após um vídeo em que relata sua batalha para se livrar de um quadro de anorexia nervosa ter tido mais de 640 mil visualizações no YouTube. No vídeo, intitulado “A anorexia nervosa quase me matou”, ela relata sua luta contra a doença, que a fez pesar apenas 30 kg para se parecer com a modelo Miranda Kerr.
“Os anúncios com fotos manipuladas de modelos como Miranda Kerr definitivamente me fizeram mudar a forma como via meu corpo, porque você pensa que aquele corpo é o que você deve ter”, disse Christie Swadling ao Daily Mail Austrália. “Eu me tornei mais magra do que essas modelos por causa da minha doença e me tornei obsessiva em perder mais e mais peso.” Assista ao vídeo (em inglês):
No vídeo, Christie diz que seus problemas com a imagem começaram ainda na escola, quando sofria bullying dos colegas por ser gordinha. “Minha família nunca teve uma dieta saudável. Eu sempre fui a estudante que todos os outros sentiam inveja por poder comer chocolate, salgadinhos e McDonald’s quando quisesse”, lembra.
Ainda no segundo grau, ela conta, começou a se exercitar e adotou uma dieta mais saudável. Motivada pelo pai, que joga futebol, começou a praticar diferentes esportes e emagreceu. O problema começou quando Christie adotou dietas cada vez mais severas, que a fizeram chegar aos 30 kg e a perder toda a energia.
“Percebi que tinha um problema quando perdi 13 quilos e vi que estava mais magra que a própria Miranda Kerr. Comia quase nada, talvez menos de 300 calorias em apenas duas refeições. Parece que tinha uma voz do mal me dizendo para ficar ainda mais magra”, relata.
A família percebeu, então, que algo estava errado com a jovem e a levou a um hospital, onde ela foi diagnosticada com distúrbio alimentar. Mesmo assim, Christie afirma que não conseguia mais comer. Foi só depois de desmaiar no seu aniversário de 17 anos e ser internada pela terceira vez que a jovem mudou sua forma de pensar sobre sua alimentação.
“Eu me olhei no espelho e de repente senti repulsa por aquela imagem. Me conscientizei que estava me matando aos poucos com minha obsessão”, diz.
Christie passou a adotar uma dieta mais saudável e voltou a praticar atividades físicas, como ioga e pilates. A australiana resolveu documentar sua batalha contra a anorexia para servir de exemplo para outras meninas. Além do vídeo, ela ganhou mais de 8 mil seguidores no Instagram, onde publica imagens de sua rotina saudável.
“Tenho muitas seguidoras que me dizem que eu salvei a vida delas. Sei que já ajudei muitas delas e acho que contando minha história posso ajudar ainda mais”, diz Christie.