CORRIDA
Na esteira: "É possível manter um ritmo constante, trabalhar em nível inclinado e controlar suas passadas. Você não deve se apoiar nas barras para que o gasto calórico seja mais intenso, movimentando os braços também", diz Damaris Dias, professora da Smart Fit. Aqui, você tem a vantagem de ter mais controle sobre a intensidade do exercício e de estar em um ambiente coberto, sem interferências do fator climático. Em velocidade média, você gasta cerca de 180 calorias a cada meia hora.
No solo: "Na rua o impacto é aumentado e o praticante precisa se esforçar mais para se deslocar", diz Isaias Leme, da Bio Ritmo. Nesse caso, o gasto calórico vai depender também do terreno escolhido para a prática. Damaris explica que às vezes a caminha/corrida no solo não é tão ritmada e constante, fazendo com que o gasto seja inferior a esteira, chegando a uma média de 100 calorias. "Mas você tem a oportunidade e privilégio de desfrutar de paisagens e ar puro."
BICICLETA
Ergométrica: "A bicileta ergométrica é ótima para trabalhar a tonificação de membros inferiores: pernas, glúteos, quadril e panturrilhas. O gasto médio de calorias é de 140 em meia hora da atividade", afirna a professora.
Convencional: "Aqui o gasto calórico é mais elevado, em torno de 200 calorias, pois você não trabalha só as pernas, mas o corpo todo. Para se equilibrar na bicicleta, você usa muito abdome, os músculos paravertebrais, a lombar e as costas."
PILATES
Em aparelhos: "O Pilates com aparelho é composto por uma estrutura de molas, em que é possível regular a intensidade e angulação. Em um estúdio os aparelhos básicos são cadillac, chair, barrel e reformer", diz Tais Teixeira, professora da Bio Ritmo. Uma vantagem são as turmas pequenas (até 5 pessoas) para um professor. E o repertório de exercícios é mais amplo em relação ao solo. "É uma ótima opção para iniciantes, gestantes e lesionados. Em média são queimadas 180 calorias em meio hora, mas esse gasto pode ser elevado dependendo dos exerícios." A desvantagem do pilates em aparelhos é que ele é mais caro.
No solo: "O pilates solo é feito com turmas maiores, e executado no Mat (tapete). Nos exercícios só é usada a força corporal e também alguns acessórios como overball, bola suíça e rolo. A vantagem é que a atividade exige mais esforço corporal e tem queima de calorias mais elevada, cerca de 200 em meia hora. E o preço é mais acessível.