Clik here to view.

O primeiro estilista importante a se apresentar foi o libanês Elie Saab, que atraiu blogueiras brasileiras como Lala Rudge ao Jardin des Tuileries. O espírito multicultural seguiu durante a tarde, com shows de grifes de diferentes países como a inglesa Vivienne Westwood, a japonesa Comme des Garçons e os suecos avant-garde Acne Studios.
Nas feiras, empresários, artistas e criadores do mundo inteiro mostraram roupas e acessórios, entre peças tradicionais e criações surpreendentes e arrojadas. Saiba quais foram os cinco eventos que caíram no gosto de Marie Claire:
ACNE STUDIOS
A grife sueca, que está entre as preferidas dos asiáticos descolados, promoveu festa e desfile no museu Centre George Pompidou. Na passarela, tecidos em combinações de cores improváveis, como cinza e marrom, e estampas nada óbvias, ganham corte perfeito em peças de alfaiataria para serem usadas no dia a dia, por pessoas que não querem passar despercebidas.
Clik here to view.

ELIE SAAB
O desfile de Elie Saab, o estilista queridinho das blogueiras brasileiras que assinou o look de J.Lo no último Oscar, trouxe seus clássicos vestidos de festa cheios de brilho, transparências e brocados. A surpresa da coleção foi a linha menos noite, de toque militar e minivestidos com corte de alfaiaria. Nosso preferido: os curtos de tweed com pele.
Clik here to view.

EXPOSIÇÃO RECREATION
Mais uma retrospectiva de moda surpreende nesta temporada. Essa, em cartaz na galeria Joyce, no Palais Royal, faz um breve e divertido resumo das tendências dos anos 90, com curadoria de Olivier Châtenet. Looks como gravatas combinadas com camisa branca e minisaia, jaquetas de couro curtinha, cintos exageradamente largos e estampas com referências às marcas da época estão entre os modelos, assinados por grifes como Hermès, Saint Laurent, Sonia Rykiel e Lanvin.
Clik here to view.

PREMIERE CLASSE - DON'T BELIEVE THE HYPE + TRANOÏ
Os dois eventos reúnem dezenas de criadores de diferentes países, que aproveitam a Semana de Moda para mostrarem seus trabalhos aos editores e compradores. O Premiere Classe, no Jardin des Tuileries, tem a participação de veteranos, como a sapateira brasileira Sarah Chofakian ou Diana Broussard, profissional que trabalhou para casas como Calvin Klein, Christian Dior e Gucci. Em carreira solo, Broussard demonstra personalidade marcante com seus maxicolares.
Clik here to view.

Há também peças interessantes de criadores com longo caminho a percorrer, como a designer Noof Alshekar, da NS by Noof, cujas bolsas são verdadeiras joias. No Carrossel do Louvre, embaixo do museu, a feira Tranoï também exibe acessórios apaixonantes, como as bolsas da Les Petits Joueurs, assinadas pela italiana Maria Sole Cecchi, que inspirou-se na cultura russa para criar a coleção "Rocking Babooska".
Clik here to view.

VIVIENNE WESTWOOD
Definitivamente este será o outono-inverno das franjas. Na versão da estilista inglesa, elas aparecem sobrepostas às saias e calças, presas num cinto, movimentando-se de um lado para o outro, seguindo o requebrado das moças. Blazers com corte masculino e decotes profundos, casacos oversize e vestidos em tecidos estampados e transparentes também destacaram-se na coleção. Entre as muitas surpresas da performance colorida e escandalosa, rapazes com o corpo coberto por tatuagens surgiram na passarela usando vestidos longos, com corset moldando a cintura.