Uma maneira rápida, barata e prática de remover os pelos é com a lâmina de barbear, mas, quando usada de forma errada, ela pode causar alguns problemas na pele, como pelos encravados, irritação e vermelhidão. A Marie Claire amaricana listou seis erros comuns que as mulheres cometem quando raspam as pernas e ensina a corrigi-los.
1. Não usar um produto para proteger a pele
Pule a tentação de raspar as pernas “a seco”, ou seja, sem nenhum produto, mesmo que você esteja com pressa. Passe um creme de barbear hidratante para garantir que a lâmina deslize facilmente sobre a pele e evitar cortes. Uma pitada de condicionador de cabelo também pode ser usado. Mas esqueça o sabonete em barra: "ele não cria lubrificação suficiente para a lâmina deslizar na pele, o que pode causar cortes", afirma a dermatologista Ellen Gendler.
2. Raspar as pernas logo que entra no banho
Tudo bem que você quer economizar tempo, mas o correto é relaxar cerca de 15 minutos em baixo do chuveiro ou dentro da banheira antes de raspas as pernas, isso irá ajudar a suavizar seus pelos e abrir os folículos. Porém, não deixe passar mais tempo que isso porque sua pele irá enrugar e inchar, dificultando a raspagem.
3. Fazer a depilação com lâmina de manhã
Raspar suas pernas à noite irá deixá-las mais lisas, pois quando você dorme, suas pernas incham um pouco, ajudando os pelos recuarem para os folículos.
4. Raspar as pernas na direção contrária do crescimento dos pelos
Na primeira passada da lâmina, vá na direção que seus pelos crescem que é para baixo. Ao ir na direção contrária, você pode remover mais pelos, mas também aumenta a possibilidade de irritação e corte. Uma vez que seus pelos já estiverem mais curtos - depois de você passar a lâmina no sentido correto - vá para a direção contrária, mas sempre com proteção. Se você quiser passar novamente nessa direção, reaplique o creme de barbear antes.
5. Não prevenir ou tratar problemas causados pela lâmina
Às vezes, raspar as pernas com lâmina encrava os pelos e deixa a pele avermelhada e irritada, causando marcas e cicatrizes. Para evitar esse problema, faça uma esfoliação corporal duas vezes por semana para soltar o pelo que está preso na pele. Você também pode colocar uma compressa com água morna sobre a área afetada, o calor ajudará a relaxar o pelo “irritado”. Após o banho, aplique hidratante para acalmar a pele, deixando-a menos propensa a infecções.
6. Não substituir a lâmina com a frequência necessária
Você pode ter comprado uma ótima lâmina de barbear, mas ela é descartável e não fará bem à sua pele quando estiver gasta. Normalmente, uma lâmina dura de 5 a 10 raspagens. Além de serem ineficazes, lâminas velhas causam pelos encravados, vermelhidão e bactérias que podem virar uma infecção.