Muita gente quando pensa em aprender a cozinhar já quer sair fazendo coisas mirabolantes, pratos elaboradíssimos com ingredientes caríssimos. Mas antes de partir para a hipérbole da ostentação, que tal investir no básico bem feito?
Até porque dominar o básico é que vai te dar liberdade para criar e ousar. Por isso, vamos falar sobre feijão? A seguir apresento os tipos mais consumidos e de quebra dou dicas de como prepará-los.
Feijão carioca/mulatinho: Ironicamente, no dia a dia, os cariocas preferem feijão preto, assim como os mineiros. Mas esse é um dos tipos mais consumidos do país, principalmente em São Paulo. Os grãos têm coloração bege, com listras marrons. Rende um caldo grosso quando cozido e fica ótimo no virado à paulista, no tutu e no feijão tropeiro.
Feijão preto: de grãos bem escuros é essencial na feijoada. Também é o preferido do caldinho. No Rio e em Minas ele é o grande parceiro do arroz nosso de cada dia. Também tem caldo grosso e grãos mais resistentes.
Feijão rosinha: tem grãos menores e cozinha mais rapidamente. No sabor é mais suave por isso destaca mais temperos.
Feijão bolinha/manteiguinha: muito popular na região Norte do país, tem grão redondinhos e pequeninos. É ideal para saladas já que rende um caldo mais ralo.
Feijão branco: com grãos bem grandes e caldo cremoso é a estrela do cassoulet, uma espécie de feijoada francesa. Também muito usado em sopas e saladas.
Feijão fradinho: com grãos claros com uma pintinha preta é quase inconfundível. Também é conhecido como feijão de corda. Também não rende muito caldo quando cozido, por isso é ideal para saladas. Mas ele brilha mesmo como ingrediente básico do acarajé e como parceiro do arroz no clássico baião de dois.
Feijão jalo: com grãos mais alongados e arroxeado também é chamado de feijão roxão. Fica excelente no feijão tropeiro.
Feijão rajado: grãos mais graúdos e rosados, tem sabor levemente adocicado. Sua vantagem principal é a facilidade no cozimento por isso vai muito bem em ensopados.
NUNCA MAIS ERRE NO FEIJÃO:
Tempo
Cada tipo de grão tem um tempo de cozimento, principalmente por conta do tamanho. Mas a dica universal cozinhá-los mais rápido é deixar os grãos de molho. Além de hidratar os grãos deixando-os mais macios, o molho ajuda a retirar as toxinas do feijão facilitando a digestão. O tempo do molho pode ser de 6 a 12 horas. Ah, sempre bom lavar bem e desprezar a água do molho.
Cozimento
O feijão pode ou não ser cozido na panela de pressão. A questão é que na pressão você economiza tempo e gás, já que ela cozinha três vezes mais rápido que na panela convencional. O feijão na pressão cozinha em 15 minutos para grãos mais íntegros (al dente) e 20 a 25 minutos mais tenros e macios. Mais que isso ele vai desfazer. O feijão que ficou de molho pode cozinhar mais rápido.
Atalho
Para ganhar tempo no molho, coloque o feijão já lavado numa panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, desligue, tampe e deixe por 1 hora. Depois, escorra e cozinhe com um a nova água.
Escolhendo
Para saber se o feijão é velho ou novo morda um feijão cru se for macio ele é novo se estiver duro demais é velho. Os grãos que boiarem na água quando colocar de molho também devem ser desprezados pois podem estar ocos.
Tempero
Evite cozinhar o feijão com sal e temperos frescos como alho e cebola. Principalmente se for congelar. O ideal é temperar apenas com umas folhas de louro para cozinha. Depois de cozido, faça um refogado com alho e sal e, aí sim, salgue.
Salgou demais?
Se você errou a mão no sal, basta adicionar uma batata ao feijão e cozinhar por alguns minutos ela vai absorver o excesso.
Caldo grosso
Para um caldo mais encorpado, durante o refogado amasse alguns grãos. Ele vão liberar o amido e assim engrossar o caldo.
Congele
Entre o molho e o cozimento, fazer feijão exige planejamento. Por isso, quando o fizer faça em grande quantidade, divida em porções menores e congele. Assim você sempre terá feijão na geladeira. Nesse caso é ainda mais importante não temperar, pois quando descongelar e refogar ele vai ficar com sabor de feijão fresquinho.
RECEITAS
Salada de feijão fradinho
Mexidão de feijao
Caldinhos de feijão
Pasta de feijão branco com bacon
Salada morna de feijão
Feijão tropeiro
Curte o conteúdo de Marie Claire? Ele também está no Globo Mais, o app que é muito mais do que uma banca. Nele você tem acesso a um conteúdo exclusivo em tempo real e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.