Fotos de mulheres (e homens) com batons vibrantes borrados começaram a surgir nesta semana deixando muitos usuários das mídias sociais curiosos. A modelo Georgia May Jagger, filha do Rolling Stone Mick Jagger e da top Jerry Hall, também entrou na onda viral e postou sua foto usando a hashtag #SmearForSmear, desafiando três amigas a fazer o mesmo - entre elas, as também modelos Cara Delevigne e Suki Waterhouse .
Tais cliques fazem parte de uma campanha para reforçar a importância da prevenção do câncer de colo de útero. A relação das selfies com o câncer cervical pode parecer inexistente, mas não é, olha só: em inglês, "smear" significa borrão, e "smear tests" quer dizer papanicolau, exame que pode prevenir este mal que atinge tantas mulheres. Daí o título do projeto!
Este tipo de câncer é mais comum em mulheres com menos de 35 anos e as taxas de pessoas diagnosticadas têm aumentado nos últimos tempos. Fazer o exame do Papanicolau (ou Colpocitologia Oncótica) regularmente é, de longe, a forma mais fácil de prevenir o câncer de colo de útero. Além de Georgia May Jagger, a cantora Rita Ora também aderiu à campanha e postou sua selfie nesta quarta-feira (28).
A hashtag promete ser o novo #IceBucketChallenge, já que o conceito viral de nomear três pessoas para participar é o mesmo. O projeto foi criado pela Jo’s Cervical Cancer Trust, organização do Reino Unido que arrecada fundos para pesquisas sobre o câncer cervical e conscientiza as mulheres a fazer exames periodicamente - que podem salvar cerca de cinco mil vidas por ano.