Na época em que praticamente toda dieta é abandonada para dar lugar ao cardápio de Natal e Ano Novo, é possível seguir algumas dicas para se manter em forma.
Simone Gomes, nutricionista do Centro Terapêutico Máximo Ravenna, entregou para Marie Claire alguns truques certeiros para sentar-se à mesa sem cair na tentação e se arrepender no dia seguinte.
O ideal, segundo ela, é investir nos alimentos naturais e evitar os processados. "Opte por uma alimentação mais leve e saudável à base de frutas, legumes, proteína magra e líquidos". Excesso de gordura e pratos que retardam a digestão devem ser deixados de lado.
Se você faz parte da maioria que não está disposta a abrir mão das sobremesas típicas, intercale com pratos ricos fibras para ajudar a limpar o organismo de tudo o que você ingeriu.
"O consumo de fibra é muito importante para a saciedade e o funcionamento intestinal adequado. Devemos investir no uso. Elas estão presentes em vegetais e frutas. Além disso, aliadas à proteína, melhoram a resposta metabólica em relação a carga glicêmica, controlando a sensação de fome e compulsão".
Outra dica da nutricionista é harmonizar o prato com grupos alimentares variados. "Pensar em um equilíbrio alimentar é indispensável, evitar os excessos já é uma excelente estratégia", afirmou.
Mas fique longe do café. "A cafeína pode deixar o indivíduo muito agitado a noite, por isso deve ser evitada em excesso", concluiu.
Se ainda assim você abusar tanto da comida quanto do álcool, recorra aos líquidos na manhã seguinte. "É possível optar pelo uso de chás com efeito termogênico e diurético como canela, chá branco e verde".