Pense rápido: qual é o acessório indispensável do verão? Sim, óculos de sol. Funcionais, eles não só complementam com muito estilo os looks da estação mais quente do ano, como também protegem os olhos contra os raios solares. Por isso, a escolha do modelo ideal requer alguns cuidados, afinal, esse par de lentes irá te acompanhar por toda a estação – e outras que ainda virão.
O primeiro passo na hora de comprar é determinar a função que a peça terá. “O consumidor precisa saber se ele que compor um look para um evento, se proteger durante as práticas de esporte, se sentir mais confiante, investir em um modelo coringa”, explica Raquel Pettine, designer sênior da Chilli Beans. Isso ajuda a determinar o quanto se está disposto a pagar e serve como ponto de partida para que o atendente ajude na seleção dos modelos.
Feito isso, entram em cena alguns critérios mais específicos relacionados aos formatos mais adequados. “O tamanho do rosto e o apoio nasal influenciam muito na escolha”, conta Raquel. “Orientais e pessoas com o nariz muito pequeno, têm facilidade em usar óculos que o apoio nasal seja ajustável. Já quem tem o rosto largo sente-se mais confortável com modelos de lente grande, além de ficarem muito bem com modelos mais pesados. Os rostos estreitos pedem modelos pequenos e as lentes menores.”
Além disso, alguns estudos apontam para a vantagem de se guiar pelo tipo de rosto. Especialistas da Luxottica usam como referência as seguintes características:
ROSTO REDONDO
Modelos quadrados, com armações mais angulares (como o wayfarer), garantem definição.
ROSTO OVAL
Qualquer formato, desde que as lentes sejam ligeiramente maiores do que o rosto na região mais larga – de uma lateral a outra.
ROSTO QUADRADO
Arredondados, aviadores e os que carregam certa curvatura de um extremo a outro, tipo máscara. Como este tipo de rosto apresenta uma estrutura mais marcada, óculos mais angulares podem parecer muito pesados.
ROSTO CORAÇÃO
Formatos quadrados são os mais adequados, eles se adaptam melhor às proporções. Evite armações que carreguem muito detalhes no topo.
ROSTO TRIANGULAR
Armações mais marcadas no topo e quadradas, mais marcadas, com lentes mais escuras, funcionam muito bem. Os clássicos gatinhos podem ficar lindos!
Apesar de todos esses critérios, Raquel acrescenta ainda que o estilo pessoal deve também ser levado em consideração. “Uma pessoa pequena pode usar óculos gigantes, caso tenha uma personalidade e um estilo que consigam bancar esse look”, garante.
TENDÊNCIA DA VEZ
Se você é fashionista e não se apega às regras, apenas às tendências, Raquel destaca que os modelos redondos estarão com força total em 2015. “No verão, podemos esperar ainda por lentes degradês e espelhadas.”