Um quarto escuro, silencioso e com temperatura amena ajuda a conquistar uma boa noite de sono. Mas ainda assim, segundo o site "The Huffington Post", alguns itens bastante comuns podem atrapalhar o repouso durante a noite, especialmente quanto são levados para a cama. Confira a seguir o que deve ser evitado.
1. CELULAR
Há muitas razões pelas quais as pessoas mantêm o aparelho tão próximo da cama: ele serve de despertador, pode ser usado para receber uma ligação de emergência, ou mostrar a última foto publicada no Instagram. Mas há outros motivos importantes para tirá-los de seu alcance se você quiser repousar com qualidade. Toda vez que ele toca ou vibra, seu sono é interrompido. Além disso, a luz azul emitida por smartphones, e outros aparelhos eletrônicos, atrapalham a produção de melatonina, hormônio que ajuda na indução do sono. A solução é deixar o celular em outro cômodo e aumentar o volume do despertador para você não perder a hora.
2. TRABALHO
A cama é o local de repouso e não deve ser usada para tarefas do trabalho, como muitas pessoas fazem enquanto usam notebooks, tablets ou smarphones. Ao tornar seu local de descanso em uma espécie de escritório improvisado você faz com que seu cérebro identifique o cômodo como um ambiente de trabalho, quando deveria estar condicionado para entrar em estado de sono. Isto faz com que a associação mental entre quarto e repouso se enfraqueçam.
3. ANIMAIS
Donos de pets amam abraçar seus animais e trocar carinhos, mas a cama não é o melhor lugar para dormir. Toda vez que ele se mexer, latir, ou miar, seu sono será interrompido. Isto acontece com pelo pelos 30% das pessoas que dormem com seus bichos de estimação, segundo um estudo do gênero. Além disso, há o risco de alergias, pois os peludos trazem consigo o pó e a sujeira de suas aventuras pela casa, quintal e até mesmo da rua.
4. COMIDA
Sim, café da manhã na cama agrada a qualquer um, mas as migalhas, não. Por questões de higiene, a comida não deveria ser levada ao quarto. O cômodo deve ser seu local sagrado para descansar.
5. LIVROS
Nem mesmos as obras literárias deveriam estar em sua cama. De acordo com especialistas, ela serve somente para duas coisas apenas: dormir e ter relações sexuais. Conforme você se interessa pela leitura, mais vai querer continuar com a atividade e isto diminuirá seu tempo de sono. Qualquer atividade estimulante, emocional ou intelectual deve ser deixara do lado de fora. A leitura pode até ajudar a relaxar e dar sono, mas deve ser feita sempre em outro cômodo da casa.