A viagem do príncipe William e de sua mulher, Kate Middleton, aos Estados Unidos está causando polêmica na imprensa americana por um motivo curioso: o clássico jeans está proibido para quem vai trabalhar na cobertura da visita do casal britânico à Nova York e Washington, em dezembro.
De acordo com o site "The Huffington Post", a família real pediu que ninguém apareça nos eventos oficiais sem estar apropriadamente vestido de acordo com a ocasião.
"Jornalistas que desejam cobrir os compromissos reais, seja no Reino Unido ou no exterior, devem seguir o dress code em ocasiões formais em respeito aos convidados da rainha ou qualquer outro membro da família real", diz as instruções.
Os homens devem usar jaqueta e gravata e as mulheres, saia ou calça social. "Aqueles que usarem jeans não serão admitidos" e os vestidos informalmente não poderão entrar. A regra se estende para técnicos de outras áreas.
Mas os americanos, que foram colonizados pelo Reino Unido no passado, não gostaram nem um pouco de ser obrigados a se vestir formalmente, já que jornalistas que não trabalham na frente da TV não costumam usar roupas sociais.
"Disparate real! Somos americanos. Não respondemos à reis e rainhas. Liberdade aos tênis para todos!", escreveu no Twitter a jornalista Cranberry Lowrey, que trabalha para a "New York Magazine".